Matheus Alves Carmo 21/09/2020
Leitura fácil, assuntos pertinentes
"Em tempos ?antimoralistas?, passou a haver pecados e pecados. Não estou me referindo à existência de pecadinhos e pecadões, mas à existência de pecados que ainda são socialmente reprovados e outros que se tornaram parte comum de nossa existência."
Já fazia um tempo que esperava ler um livro do Yago, e pude ler agora pelo Kindle Unlimited, e logo o livro que mais me gerava curiosidade. O livro se revelou realmente muito interessante e atual, e trás debates importantes sobre temas às vezes escanteados em nosso meio cristão.
Temos aqui alguns pecados que, pela indiscriminada prática, acabaram por ser normalizados em nossa cultura (o próprio autor explica que o livro é muito culturalmente localizado, por mais que tenha tentado ser o mais amplo possível). Cada capítulo nos mostra um problema, onde está o pecado e as consequências da não correção. São comentários pontuais de assuntos que acabamos deixando passar batidos, pela prática tão banalizada.
É um livro, como comentaram aqui, para se ler de mente aberta, e com atenção. O autor não se propõe a atacar "os impuros" ou algo do tipo, mas a debater sobre pontos da vida cristã que devemos nos atentar, usando sempre as escrituras como centro da argumentação.
A leitura é leve e até bem humorada (O fato do Yago ser meu conterrâneo de Fortaleza trás identificações legais), e flui muito bem, com uma linguagem bem acessível.