IvaldoRocha 11/06/2023
Sempre falta a relação de contos.
Para os apaixonados por contos, Machado de Assis é uma fonte inesgotável, não só pela enorme quantidade de contos, mas também pela quantidade de edições existentes.
Isso é bom, mas traz alguns inconvenientes, pois as vezes você compra uma edição cara e luxuosa (principalmente se for de forma online) e depois acaba descobrindo que apenas dois ou três contos dessa edição você ainda não tinha.
Sem sombra de dúvida uma informação importante que deveria constar nesse tipo de edição é a relação dos contos, que segue abaixo:
Contos envolvendo Música e Literatura: O Machete, O Anel de Polícrates, O Programa, Cantiga de esponsais, Habilidoso, Trio em La Menor, Um Homem Célebre, Um Erradio.
Contos envolvendo Política e Escravidão: Virginius (Narrativa de um Advogado), Mariana, Tempo em Crise, A Sereníssima República, O Caso da Vara, A Canção dos Piratas, Pai Contra Mãe, Suje-se Gordo.
Contos de Desrazão: Três tesouros Perdidos, Frei Simão, O Anjo Rafael, A Ideia do Ezequiel Maia, O Lapso, Conto Alexandrino, Evolução.
Contos Filosóficos: A Arca, O Segredo de Bonzo, História Comum, A Igreja do Diabo, Adão e Eva, como se Inventaram o Almanaque, O Sermão do Diabo.
É difícil dizer quais os melhores contos, pois não se encontram os não tão bons, é muito mais uma questão de gosto.
A Edição da Filocalia é muito boa, capa dura, papel de boa qualidade e boa diagramação.