adrianlendo 23/08/2023A diferença na mesmiceParece ruim dizer que tudo que uma pessoa escreve se encaixa numa mesmice, não é? Mas eu acredito que, depois de ler todos os três romances de Sally Rooney, é exatamente nisso que se encontra todo o charme da autora.
Observando os três, a mesmice se encaixa no momento em que se percebe que todos são uma narrativa simples sobre pessoas que estão no início da vida adulta aprendendo a lidar com toda a pressão dos anos que estão vindo. Não há como fugir disso, todo mundo passa por esses momentos, e é nesse momento que um mundo se abre: ninguém vive isso da mesma maneira.
Quando eu falo sobre diferença na mesmice é sobre como a autora pega histórias que todo mundo vive e explora no seu melhor: tornando-as diferentes.
É isso que me faz gostar tanto das histórias dela e, talvez seja pelo que se passou na minha mente quando estava lendo, "Belo Mundo, Onde Você Está" é o que melhor exprime isso.
Ao acompanhar a vida de quatro jovens totalmente diferentes, e entrar profundamente nos pensamentos de dois deles, nós vemos todas as questões que passam na cabeça de alguém que acabou de ser jogado no mundo e precisa entender como vai seguir vivendo, como vai encontrar essa vida bela da qual tanto falam.
Como ser feliz administrando uma vida em um mundo que constantemente nos coloca pra baixo? Como saber como administrar suas relações em um mundo onde ninguém vive da mesma maneira e mesmo assim todos esperam que você saiba exatamente o que faz?
Acredito que esse seja o livro em que Rooney melhor exprime isso, talvez pela sua conotação claramente mais biográfica que os outros, talvez pela época em que foi escrita. É impossível não se apaixonar por tudo que a autora tem para dizer. É impossível não terminar o livro mais consciente nessa busca por um belo mundo.
A autora está no seu ápice na escrita, os personagens no seu ápice de vida e eu agradeço por ter a oportunidade de ler tudo isso na época em que estou vivendo, saber que não estou sozinho na mesmice diferente de todo mundo.