Camilly Displahs 04/05/2023A Menina do Narizinho ArrebitadoNesse semestre estou estudando a Literatura Infantojuvenil, chegamos ao brasileiros e claro que não podia deixar de estudar Monteiro Lobato.
Acho muito interessante como a forma e os elementos descritos nessa primeira versão, são totalmente diferentes de como conhecemos esses personagens hoje, uma vez que já passaram por diversas alterações e adaptações.
Também discutimos em sala de aula, a questão de que Monteiro Lobato não teve essa parte de explicar detalhamente como, por exemplo, a narizinho uma hora era do seu tamanho e depois se tornou do tamanho dos outros "bichos" que apareceram na história. Uma questão bem parecida com a história de Alice no País das Maravilhas.
Pensando que em 1920 as crianças convivam mais com insetos, animais e a natureza, esse livro com certeza atribuiu muito para o desenvolvimento da imaginação e o gosto pela leitura na infância.
Hoje em dia, lendo com 20 anos, em 2023, achei a história do livro bem diferente e não cairia bem as crianças da atualidade.