Valéria Ribeiro 29/08/2022
Clássico gótico
Publicado em 1898, A Volta do Parafuso, clássico de Henry James, começa com uma reunião em torno de uma lareira. Nesse encontro, Douglas irá contar ler uma história que se encontra escrita em carta deixada pela governanta de Bly.
A carta relata os fatos estranhos vivenciados pela governança, cujo nome não é revelado, durante sua estada na propriedade e a relação desses fatos com as crianças das quais é preceptora.
A questão é: os fatos ocorreram ou são frutos de uma mente conturbada? As crianças têm relação com eles? Elas entendem o que estava acontecendo e interferiram nos eventos?
O misterioso e sedutor proprietário de Bly exerceu alguma influência sobre a governanta, jovem e inexperiente? Ao longo da narrativa, essas questões surgem e nossa mente e o término abrupto da história nos deixa perplexos!
Novela de 1898, A volta do parafuso, ou também traduzida como A outra volta do parafuso, foi escrita por Henry James. Publicada inicialmente de forma serial na revista Collier’s Weekly e um dos maiores clássicos da história de fantasmas e da literatura gótica, foi adaptada para filmes como Os Inocentes (1961) e uma das mais recentes, a série A maldição da mansão Bly, na Netflix.
Em inglês, a expressão “ a volta do parafuso” tem sentido. Significa um grau de pressão ou crueldade empregadas numa situação já difícil de suportar.