As Vozes Sombrias de Irena

As Vozes Sombrias de Irena Mia Sardini




Resenhas - As vozes sombrias de Irena


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


von 29/09/2021

Terror/Horror Feminista
Não sabia que existia um gênero chamado terror/horror feminista até terminar esse livro

Não é meu primeiro contato com a Autora e ela é magistral em criar cenas de suspense e horror cru.
comentários(0)comente



Abduzindolivros 28/11/2021

quero ler mais horror feminista
Adorei esse livro

A ideia foi ótima, gostei das escollhas da autora para a ambientação, mitologia, símbolos, plots... Tem cenas sangrentas, como pede o bom horror, e tem uma mensagem de libertação feminina da violência e falta de responsabilidade que muitos homens demonstram para conosco, mulheres.

As descrições, a narrativa, putz, sensacional. Me senti vendo um filme. Gostei também que a autora foi entregando as características emocionais e de caráter dos personagens aos poucos, mostrando só o necessário para ambientar e instigar. Foi uma história que prendeu minha atenção do início ao fim.

Recomendo fortemente.
comentários(0)comente



Gárgula 07/06/2021

As vozes sombrias de Irena, de Mia Sardini
O segundo romance da autora
Mia Sardini faz sua estreia na AVEC Editora com o seu segundo romance, As vozes sombrias de Irena. Um livro que te leva para a distante e fria Tchecoslováquia, território ocupado pela União Soviética, onde as mulheres de uma família precisam desvendar um segredo bem antigo. Este lançamento da editora está em pré-venda e todos os exemplares adquiridos desta forma, ganham um cupom para o sorteio de duas ecobags tamanho A5 pintadas a mão pela artista de rua Li Maria. Corra, pois vale muito adquirir e ler esta obra.

Para quem já leu o livro Quarto 502, primeiro romance da autora, sabe que sua prosa carrega uma excelente dose de horror. Além de escritora e criminóloga, hoje a autora atua às vezes como editora na Revista Ledos Medos, ao lado da também escritora Tabatha Gagliera. Leia outras obras que resenhamos dela, clicando aqui.

Segredos de família
Este livro conta a estranha história de quatro mulheres de uma mesma família: Eva e Sabina (duas irmãs), sua avó Irena e a jovem Martina (filha de Eva). As duas irmãs possuem uma boa diferença de idade, além de uma relação bastante conflitante. Elas carregam, cada uma de seu jeito, as marcas de uma criação torta que tiveram de sua mãe.

Aos poucos somos inseridos em inúmeras questões familiares complexas, nas quais os sentimentos e os ressentimentos são tão densos e estão tão misturados, que uma simples intenção pode desencadear respostas variadas. São conflitos humanos, cheios de um ranço antigo, que muitas vezes vemos em nossas próprias famílias.

Ao mesmo tempo, um elemento sobrenatural apresentado nas primeiras páginas, estará cada vez mais presente. Dele, pouco conhecemos apesar de estar espreitando nas sombras, por sinal,assustadoras. Lendas muito antigas ganham espaço ao mesmo tempo em que um homem incansável e perigoso precisa alcançar seu objetivo a todo custo.

Para saber mais você terá de ler este livro, mas já garanto que ela vai te roubar o fôlego!

Considerações finais
Em resumo, a escritora Mia Sardini nos apresenta em As vozes sombrias de Irena uma história carregada de horror, mas igualmente rica de material humano, numa mescla que fará o leitor não largar o livro.

Os elementos que ela aborda trazem o protagonismo feminino, tão importante e atualmente tão alardeado, em uma história repleta de drama e horror. Com muito talento, a autora adiciona o folclore eslavo, deixando o leitor cabreiro em cada sombra descrita. Um nome que vocês certamente devem acompanhar no rol da literatura de horror brasileira.

Boa leitura e claro, fiquem atentos…

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/06/03/as-vozes-sombrias-de-irena-de-mia-sardini/
Marta.Souza 09/08/2021minha estante
Muito bom ,comecei a ler umas poucas horas atrás e já tô em quase metade. O enredo /narrativa da Mia prendem bastante, amo.


Gárgula 10/08/2021minha estante
O livro tem um enredo envolvente mesmo. Depois me conta o que achou.


Marta.Souza 10/08/2021minha estante
Eu amei , vou panfletar muito hahaha, já preparando post com 5 motivos pra lê-lo.




Thais.Guerra 31/03/2022

O terror que eu PRECISAVA
TEM GATILHO DE VIOLENCIA SEXUAL
Esse livro me fez ter noção do subgênero horror feminista, no qual aparentemente sou fascinada. Essa é uma história com uma 'crítica' social MARAVILHOSAMENTE bem construída. As vozes sombrias de Irena é um livro com as perfeitas rusalkas que são uma especie parecida com sereias so que bem assustadoras da mitologia eslava. A autora consegue criar um link do mito com uma representatividade feminina e MUITO BEM explicada, a cena de gatilho foi importante para a historia e teve uma consequência tao agradável de ler (a diferença de uma mulher escrevendo). Os personagens foram bem caracterizados, por mais q a historia do personagem masculino principal, Dimitri, tenha sido um pouco confusa e seus motivos mais ainda, foi facil ignorar esse pequeno detalhe. Eu estava tao faminta para ler um terror sobrenatural (nao sk) e me deparo com essa obra prima. A simbologia dos traumas, da raiva, das injustiças, das violências sofridas pelas mulheres por toda a historia do mundo resultou em um exercito de sobreviventes que encaram seu grito de guerra como resistência. O terror me agradou bastante, na minha mente era como se passasse um filme de terror muito bom e feito com trilha sonora e tudo. A única coisa chata foi o final ''infeliz'' de uma das protagonistas, mas passei um pano pois estou considerando tudo q ela passou e a realidade social nacional do ambiente e do mundo ne, nem todos tem finais felizes. Bom, em suma, estou indo comprar todos os livros dessa autora e pesquisar sobre outras historias desse subgênero (a vegetariana é um livro de horror feminista mt bom tbm) que facilmente é o meu favorito. Como diria uma grande filósofa contemporânea:
''I don’t believe in the glorification of murder, i do believe in the empowerment of women''
--Stefani Joanne Angelina Germanotta
Carol.Mazza 01/04/2022minha estante
hummm, mais um pra minha listinha ?




Marta.Souza 13/08/2021

#coralineindicanacional
 As vozes Sombrias de Irena
é o novo livro da Mia Sardini ,autora paulistana quem vem destacando no cenário nacional no gênero Trailler/terror /horror desde a publicação em 2016 do triller Quarto 502.
O enredo gira em torno de Irena, matriarca duma família de 4 mulheres que acaba de ter um AVC em 1988. Ao ver sua avó no leito de hospital Sabina que cresceu vendo sua avó sendo chamada de "Velha Louca ,"Velha Bruxa" se ver presa numa teia de mistérios e sina em volta da sua família, enquanto que Eva sua irmã mais velha que estava até então afastada da família depois de se casar e posteriormente ter uma filha se sente na obrigação de dividir os cuidados de sua avó com Sabina.
 A Mia nos oferece uma história original com elementos sobrenaturais misturados com drama familiares. A Raposa ,animal que em várias culturas é ligado ao feminino ,a histéria, a perspicácia e ao duplo , aparece nessa obra como  uma forma que as ressalvas ,bruxas de lendas eslavas podem andar pela terra .Como se todo mistério envolvendo essas personagens não bastassem, aparece um cara perigoso, ardiloso e disposto a cumprir seu objetivo a todo custo. 
O jeito que essa autora escreve é incrível. A escrita dela nos prende no livro, quanto mais a gente lê, mais a gente quer continuar ele, e desvendar o mistério que envolve essas mulheres tão donas de si. Se vc curte histórias com bruxas e outros elementos sobrenaturais lhe garanto que vc tb irá gostar. Eu amei esse livro de uma forma que vocês não tem noção. Eu me envolvi com cada personagem ,elas são bem construídas , nos apegamos a cada uma com a forma que ela escreveu sobre elas.
A Mia é uma dessas escritoras contemporâneas que eu vou sair indicando /panfletando pra geral quando eu falar que tem um bocado de escritores nacionais publicando umas coisas boas por aqui..
 Amo escrita dela desde que li o Quarto 502. 
comentários(0)comente



Carol Mancini 28/12/2021

Horror, drama e neve (para se apaixonar)
Mia Sardini nos desperta na Tchecoslováquia ocupada pela União Soviética, e, para o cerne de uma família "de mulheres": suas protagonistas imperfeitas, confusas, sonhadoras, humanas; mas também nos coloca diante de uma maldição envolvendo raposas e algo mais gélido, úmido, ancestral e feminino.
Desde as primeiras páginas minha sensação foi de "assistir um filme", com ambientação e atmosfera que se registraram em minha mente como pinceladas de neve e traumas. Cada cenário, cada diálogo e paisagem, salta das páginas e ganha vida e, de fato, pude esquecer que lia. Eu simplesmente estava diante da história a se desenrolar.
As Vozes Sombrias de Irena, publicação da Avec Editora, é um horror enlaçado no drama, que trás como prato principal as diferenças gritantes de mulheres de uma mesma família. E são nessas relações que vemos reflexos de nossa própria história... Às vezes, são como laços de amizade e carinho que nos fortalecem, noutros momentos, são os nós das passagens mal resolvidas que nos machucam ou nos limitam.
O grande talento de Mia, nessa obra, se apresenta no equilíbrio desses dois fatores. Vemos essas mulheres se descobrirem, brigarem, se defenderem do julgamento e se acolherem em abraços e soluços e choro, enquanto o sobrenatural e o mal real espreitam pela janela, na floresta ou do outro lado da rua.
comentários(0)comente



TineC 18/09/2021

Mia nunca decepciona
História cheia de mistérios que são devidamente revelados com o desenrolar do enredo.
Terror da vida real encontrando o terror fantástico.
comentários(0)comente



Thay 28/11/2021

Horror poético
Com uma escrita refinada e quase musical, Mia Sardini nos conduz por um horror com cenas de suspense e gore maravilhosas, lendas russas e dramas familiares. Tudo está interligado nessa história de arrancar o fôlego, na qual passado e presente estão conectados por uma maldição. Parabéns à autora por ter essa escrita sublime.
comentários(0)comente



Jaime de Andruart 14/10/2021

Terror pra nenhum fã do gênero botar defeito
Pesquisa muito bem feita, escrita impecável e terror pra nenhum fã do gênero botar defeito. A autora traz neste livro uma história visceral que atravessa gerações, embora retrate um problema perene a todas as mulheres, independentemente se no passado, presente ou, infelizmente, futuro próximo: o tolhimento da liberdade, física, emocional ou socialmente.

AVEC acertou, e muito, com esse livro. Quem leu e não sentiu minimamente incomodado leu errado.
comentários(0)comente



Thainá - @osonharliterario 23/02/2022

4 gerações de mulheres; 1 maldição
Eva e Sabina são irmãs há muito tempo separadas. Não por atos de outrem, mas por decisão da própria Eva que, quando deu a luz a sua filha Martina, cortou os laços conturbados que tinha com a irmã mais nova e com a avó Irena, deixando as duas na companhia uma da outra.

Após quase duas décadas separadas e sem contato, Eva e Sabina precisam se reencontrar quando Irena é levada para o hospital, em um estado nada bom. Irena sempre foi dada como louca pelas outras pessoas, mas será através desse reencontro familiar que ficará claro que ela tinha mais razão do que as netas poderiam desejar.

Uma maldição ronda as quatro gerações dessas mulheres, trazendo novamente terror e morte. Agora, para completar, uma raposa parece rondar perto de tragédias envolvendo o afogamento de certos homens, despertando uma realidade assombrosa de uma lenda. Estaria essa maldição ligada a morte de Bianka, filha de Irena e mãe de Eva e Sabina? Aliás, quem ou o que é o vulto que acompanha Irena? E por que diabos essas coisas acontecem logo com essas mulheres?

Com uma ambientação em Brno, cidade na República Checa, em 1988, As Vozes Sombrias de Irena aborda os problemas pessoais das personagens, seus demônios internos e suas loucuras resultantes de aparições. Há uma luta interna em cada uma delas, mas também há uma grande força entre as mulheres dessa família.

A história vai tratar de medos, abusos, vinganças e, de alguma forma mais macabra, sororidade. É isso mesmo. Nas entrelinhas, há muita sororidade, muita força feminina, empoderamento e resistência; há a vontade de lutar, o desejo de enfrentar os seus próprios monstros e combater os demônios que estão em pele de humanos.

O livro é muito bom. Ele nos faz refletir sobre assuntos mais sérios e nos deixa com curiosidade para pesquisar mais sobre o tipo de lenda que é explorado aqui.

Recomendo para aqueles que gostam de um terror focado em temas sociais, mas também para aqueles que adoram cenas descritivas e muitas doses de sangue. Inclusive, pretendo ler as demais histórias da autora.

TW: há cenas com violência explícita, envolvendo abuso físico, psicológico e sexual.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2022/02/23/resenha-as-vozes-sombrias-de-irena-mia-sardini/
comentários(0)comente



yz.amara 08/09/2021

perfeito, um horror feminista nacional emocionante! Plot impecável e merece muito mais hype que mentirosos. estou chorando e QUE DOR FOI ESSE FINAL. favoritado sem dúvida, sinceramente quando comecei a ler não esperava por nada disso, acho válido darmos importância aos gatilhos e aqui vão alguns dos quais me lembrei: violência doméstica, suicídio, estupro, violência parental, morte, sangue e violência explícita (deve ter mais) + relações s3xuais explícitas (não sai ao certo, creio que a classificação seja +16). é tem representatividade sáfica
comentários(0)comente



Paulascrap 10/12/2021

surpreendente!..
"No vento da madrugada que range e ruge baixinho. Levanta-se em quatro patas para trilhar o seu caminho".

📌👻 Eva e Sabina irão descobrir a poderosa e sombria herança que carregam, motivo pelo qual sua avó Irena sempre foi considerada como uma velha louca.

📌👻O ano é 1988, o cenário a Tchecolosváquia , quando Irena sofre um AVC entrando em coma, e as irmãs terão que se reencontrar e enfrentar o seu destino. Destino esse que evitaram por toda vida ao se separarem.

📌👻 As rusalkas representavam as raposas, e a forma na qual as bruxas de lendas eslavas poderiam andar pela terra : seu cântico - As vozes da impotência, As vozes da resistência, as vozes de muitas - apareciam sempre que uma mulher corria perigo à sua integridade e existência, o agressor seria castigado, por essas "entidades feministas"

📌👻Dimitri sabia bem o que a presença do animal significava , mais um clã de bruxas estaria por perto, e só havia uma forma de interromper essa tradição, exterminar a peça chave, e para isso precisaria caçar.

📌👻 Uma peça fundamental nessa passagem de liderança e descobertas de segredos seria Martina, filha de Eva, que não descansaria até entender toda herança macabra de sua família, carregada somente pelas mulheres, e por qual motivo até o presente momento, sua mãe a proibiu de conhecer sua tia Sabina.

📌👻 A trama é muito bem elaborada, envolvendo elementos sobrenaturais com dramas familiares, abuso de mulheres e aceitação, somando ao fato da autora somar conhecimentos de uma viagem a Republica Theca e conhecer sobre as lendas locais e as rusalkas , mitologia eslava até então desconhecida. Uma leitura de horror para os mais exigentes leitores, recomendo.

🎃#lendoterror #asvozessombriasdeirena #halloween #mlh2021 #leiturasparaohalloween #contonacional #ebooknacional #autornacional
comentários(0)comente



Emanuela90 13/02/2022

Surpreendente
Esse foi o segundo livro que li dessa autora. Confesso que gostei mais da primeira leitura mas também me surpreendi com essa. Achei fantástica a forma como ela escreve e como consegue produzir um suspense em sua escrita, do tipo que prende. Isso além de a história ser, para mim, bastante original. Para quem gosta de suspense com uma dose de terror e uma pitadinha de fantasia, acho que é isso aí. ?
comentários(0)comente



Julian.Lago 07/06/2021

Uma das melhores obras da autora
O Quarto 502, primeiro romance da autora, já é excelente! Mas neste segundo romance a autora se superou. Num flerte com a fantasia sombria/dark fantasy, Mia se joga de cabeça nas lendas e mitologia eslava e mostra uma história cheia de reviravoltas, dramas e empoderamento feminino. O drama familiar é plano de fundo de toda a história e facilmente nos sentimos conectados, nos identificando com os conflitos das personagens.

Um livro igualmente sensível e assustador, que precisa ser lido!
comentários(0)comente



Andre Braga 03/01/2022

Mia Sardini se superou!
???????.
??????????.
????? ?? ???ô????.

Tem livro que a gente aguarda, ansioso, para ler. Que não vê a hora de tê-lo em mãos, de poder mergulhar em suas páginas, submergir na sua trama. As Vozes Sombrias de Irena é um deles.

Aguardei meses, até que, finalmente, me deparei com Irena e suas descendentes. Não como Dimitri, o ?caçador? do regime soviético; mas como um leitor, em busca desse tal ?horror feminista?, que Mia e outras autoras trouxeram na edição de número cinco da revista Ledos Medos (@ledosmedos). Aqueles contos, os da revista, me prepararam para aquilo que, esperava, iria encontrar nas páginas de Irena. Minhas expectativas, amigues, foram mais do que superadas! Que livro! Que história!

A escrita da Mia já ensaiava tais caminhos, tais formatos, em Quarto 502, um excelente livro de terror! Mas, em Irena, Mia entregou toda a sua bagagem e maturidade como autora, trazendo para o papel uma belíssima, envolvente e aterrorizante história sobre mulheres, diferentes formas de violência, segredos e mal-entendidos entre entes queridos, afastamento e histórias mal-contadas.

Mia escreveu um manifesto em forma de arte. Subiu a régua, ainda mais, chegando àquele ponto em que pode publicar lista de compras, e a gente vai querer ler! Mas sei que ela não publicaria uma lista de compras? Talvez uma lista de coisas a serem mudadas no mundo, uma coisa de cada vez. Acho que isso teria mais a cara da Mia.
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR