Camila | @lendocomamigos 02/11/2021Casa de Alvenaria. Volume 1: Osasco*Nota (?) "ilustrativa" explicação na resenha ??
"Quando escrevi contra os favelados fui apedrêjada. Escrevendo contra a burguesia podem enviar-me um tiro."
Após o sucesso do seu livro "Quarto de Despejo", onde contou como era seu dia a dia na favela e todo seu sofrimento, Carolina deixa Canindé acompanhada dos filhos e vai morar em Osasco, em uma tão almejada casa de alvenaria.
Carolina narra então o período que viveu em Osasco, a mudança e adaptação a sua nova vida, de uma pessoa que teve que catar lixo para poder se alimentar, para alguém que passou a ser considerada rica e ser reconhecida pelos brasileiros.
Não me sinto confortável em dar uma nota sobre esse tipo de livro visto que ele é a narração da VIDA de uma pessoa, então aqui vão algumas percepções que tive durante a leitura.
Mesmo com pouco estudo Carolina era uma pessoa politizada, defendia e lutava pelos pobres e menos favorecidos, sabia que a educação é o caminho para melhorar a vida das pessoas, por isso gostava de estar entre os estudantes e pessoas cultas.
Estranhou a mudança repentina de sua vida e ficou desanimada por não conseguir mais ler e escrever o que realmente gostava, pois usava todo o tempo que tinha viajando, autografando livros e escrevendo seu diário conforme Audálio (seu editor) queria que fizesse.
E apesar de tudo que viveu e sofreu amava o Brasil e seu povo, tinha orgulho da sua cor e seguia buscando motivos para sorrir e continuar escrevendo.
Como o livro tem estrutura de diário conhecemos a escrita original de Carolina e a leitura flui rapidamente, pois é como se ela estivesse pessoalmente contando ao leitor como foi seu dia.
E com certeza é uma história de vida que vale a pena conhecer, pois Carolina foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil, é até hoje uma dos maiores do país e ainda tem muito a nos ensinar.