viizcherry 17/03/2024
Primeira leitura de fantasia!
Esse ano me comprometi a sair da minha zona de conforto literária, e pra sair de vez dessa bolha, resolvi ler De Sangue e Cinzas. Esse livro foi indicado por muita gente e vi que ele era super bem avaliado, e posso dizer que o hype é 100% justificado!
A narrativa toda tem uma vibe bem Game Of Thrones, e o tempo todo tracei paralelos entre os Vorazes e os White Walkers hahaha. Além disso, preciso dizer que esse livro é impressionante.
Isso porque a autora conseguiu misturar ação, romance, suspense, fantasia e comédia de maneira super balanceada, de modo que me prendeu do início ao fim. E pra fechar com chave de ouro, um plot twist que alugou um triplex na minha cabeça (ainda não superei hahaha).
Sobre os personagens, todos são muito bem inseridos e fazem sentido na narrativa, ninguém aparece só pra preencher espaço. Tudo nessa história faz sentido em algum momento, de modo que não ficam pontas soltas, mas ainda assim o final abre margem pra uma continuação (ou várias, como é o caso desse livro).
Os hots também foram muito bem escritos e aparecem em momentos pontuais do livro. Achei que esses momentos também foram bem construídos e fazem sentido na história, não dá a sensação de ?hot por obrigação?.
Enfim, sempre achei que fantasia era algo super fora da real, mas esse livro desconstruiu esse meu pensamento. Sei que algumas são mais ?fantasiosas? que outras, mas acredito que essa tenha sido perfeita pra começar.
Recomendo demais esse livro pra quem quer começar a ler livros desse gênero, mas fica o aviso que ele tem continuação (na verdade, 4 continuações hahahah)!