denis.caldas 09/04/2023E nunca vai ensinar...Reza a lenda que, o nosso ensino é baseado em parte na metodologia prussiana de incutir nacionalismo medíocre e para massa de manobra em futuros cidadãos que lutarão por velhos mandões em seus ares-condicionados, e em parte na metodologia norte-americana de formar funcionários medíocres para compor as linhas de produção fabril ou comercial.
Quase dei somente 4 estrelas, com medo de, na hora de chegar na parte de empreendedorismo o autor utilizaria aqueles clichês do meio empresarial, mas até que a abordagem sobre intraempreendedorismo dele é útil. Também foi legal rever a Técnica Pomodoro que, mesmo antiga e atualmente dita como inútil na procrastinação, se aplicada funciona (no meu caso).
Enfim, o autor traz nove questões que não são abordadas em sala de aula, nem nas melhores faculdades, e ouso dizer que nunca serão, pois o sistema de ensino é um programa contínuo de emburrecimento das massas. E, dos mais de dez livros que li este ano, confesso que esse foi o único que me empolguei a ler, pois não há ser mais desiludido em seus 45 invernos do que eu, mas nunca é tarde para começar, não é mesmo?
"No plano de 59 anos só existe um caminho: Tirar boas notas > Passar de ano > Entrar na faculdade > Tirar boas notas > Arranjar um emprego > Casar-se > Crescer no emprego > Ter filhos > Aposentar-se com segurança." (da Introdução)
"Um modelo educacional que ensina as pessoas a pensarem de acordo com as necessidades de dois séculos atrás é a forma mais eficiente de trazer inconformismo, insatisfação pessoal, desemprego e crise. No mundo de hoje, alunos com diferentes habilidades, necessidades e sonhos são avaliados pelos mesmos critérios e medidos pela mesma régua. Eles aprendem as mesmas áreas de conhecimento que, muitas vezes, estão longe de ser os mais importantes para ajudá-los a resolver os problemas reais do mundo. (1. O ensino não te ensinou por que ele existe)
"Tanto ao resolver uma dor como ao conceder prazer, você está ajudando pessoas a agregar valor em suas vidas, seja solucionando um problema ou fazendo elas se sentirem melhor com seu produto ou serviço. Essa é a forma básica para entender o empreendedorismo: primeiro, você agrega valor; depois, recolhe os frutos. Ou seja, dinheiro é a consequência de ajudar outras pessoas. (5. O ensino não te ensinou a resolver problemas)
"O sucesso é proporcional à quantidade de pessoas que ajudamos. Entenda: dinheiro é consequência. O nível de riqueza de um indivíduo é diretamente proporcional ao número de pessoas que ele ajuda e ao tamanho do problema que resolve para elas. Nas palavras de Will Smith: 'Se você não está fazendo a vida de alguém melhor, você está perdendo o seu tempo.'"
"Por outro lado, como a economia surgiu a partir do comportamento racional e irracional do ser humano, ela depende exclusivamente de suas atitudes, de suas escolhas e de sua existência. Ou seja, apesar de a economia também se basear em modelos matemáticos, ela é considerada uma ciência "leve", bem como sociologia, psicologia e política. (7. O ensino não te ensinou como a economia funciona)
"Os ricos são pacientes. Eles não usam seu dinheiro para comprar passivos assim que acumulam quantia para isso. Eles compram ativos. Com isso, somente depois que o rendimento dos ativos for capaz de arcar com os custos de manutenção de um passivo, eles passam a acumular o dinheiro para comprar o passivo e por fim realizam a compra. Os ricos compram ativos, e os ativos compram o luxo. (8. O ensino não te ensinou a investir)
"Vimos que gratidão gera felicidade, enquanto projetar a felicidade para os bens materiais que vamos comprar no impulso não nos sustenta ao longo do tempo. Isso dá uma sensação momentânea de euforia, mas felicidade é um exercício. Você pode ser grato por aquilo que tem hoje e perceber que as coisas que mais nos deixam felizes consistentemente são de graça. É dar um abraço em quem amamos, estar em contato com a natureza e saber reconhecer que são privilégios. Felicidade vem de dentro. Gratidão é um exercício. (Posfácio. O ensino não te ensinou a escolher princípios)