Josi 12/01/2024
Nesse quinto livro da série, acompanhamos o tão aguardado casamento de Anne e Gilbert, a conquista de sua tão sonhada casa dos sonhos e suas primeiras experiências com as alegrias e as dores da maternidade.
Como acontece nos demais livros, aqui temos Anne vivendo dilemas cotidianos que influenciam diretamente em seu processo de amadurecimento, mas sem nunca perder o espírito ingênuo, sonhador e romântico, que são suas principais características.
Anne e Gilbert, sozinhos nessa nova empreitada, fazem preciosos amigos e boa parte da trama se concentra em conflitos envolvendo esses personagens, sempre com um toque de humor, que deixa a leitura bem leve, mas sem abrir mão de um pouco de drama e discursos carregados idealismo e orientações morais e éticas.
Dentre os novos personagens, gostei especialmente do Capitão Jim, o velho que cuida do farol, sempre cheio de histórias para contar e com diálogos que despertam interessantes reflexões, e da senhora Cornelia, o alívio cômico, com sua divertida implicância com o sexo masculino.
Sem muitas reviravoltas, os livros da Anne costumam ser daquele tipo que deixam o coração quentinho, ideais para momentos em que preciso ler algo que me faça sentir bem. Por isso mesmo, me surpreendeu e comoveu um episódio de extremo sofrimento e angústia vivido pela protagonista naquele que deveria ser um dos momentos mais felizes de sua vida.
Gostei bastante da leitura, apesar dos problemas de tradução e coerência dessa edição, e pretendo ler o último livro da série original ainda esse ano ??