O Cão dos Baskerville

O Cão dos Baskerville Arthur Conan Doyle




Resenhas - O cão dos Baskerville


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Andrea 23/10/2024

Para quem gosta de mistérios
Este é o segundo livro que eu li do escritor Arthur Conan Doyle, o primeiro Um estudo em vermelho eu já havia achado legal, mas O cão dos Baskerville mexeu mais com a minha curiosidade, o que tornou a leitura fácil e leve.

Começo pelo ambiente, cujo sol torna não só o ambiente externo como a própria casa mais iluminada e agradável, enquanto a noite transforma tudo em um ambiente escuro e cheio de mistérios, perfeito para lendas fantasmagóricas e para quem quer usar o sobrenatural para ações nada gentis.

Cada personagem que entra na história tem um momento só dele, o que para mim os torna mais marcantes. Seja o casal de empregados que cuida da casa da família, seja o prisioneiro foragido anunciado pelas notícias, ou o curioso casal de irmãos que são vizinhos recentes dos Baskerville e logo se tornam amigos dos herdeiros.

No geral achei a história bem costurada, inicialmente encontrei os fios soltos, mas aos poucos, junto com Sherlock Holmes e o caro Dr. Watson, comecei a formar as minhas teorias e impressões, levantando os meus suspeitos até a confirmação nas páginas finais.

Resenha completa no blog: https://literamandoliteraturando.blogspot.com/2024/09/o-cao-dos-baskerville.html
comentários(0)comente



MillenaSui 25/09/2024

Não se trata do que nós sabemos, mas do que podemos provar.
O Cão dos Baskerville foi, surpreendentemente, o livro mais fluído dos clássicos com os quais já tive contato. A trama é envolvente, os personagens bem desenvolvidos e cada ponto da história tem uma motivação densa e plausível, de forma que essa seja bem concluída e sem pontas soltas.
Não imaginei que minha primeira leitura das investigações do detetive Sherlock Holmes fosse ser relatada, em suma, por seu parceiro Watson, mas a descoberta foi devidamente justificada, visto que, de acordo com o que foi exemplificado em um dos últimos capítulos do livro, assim como Watson, o leitor nunca estará completamente ciente dos planos do detetive até que ele mesmo decida os revelar, fato que colabora para gerar maiores questionamentos e uma atenção presa à história.
E por falar em questionamentos, esse livro foi cheio deles. Até a metade da leitura não tive certeza de absolutamente nada, chegando até mesmo a questionar se realmente existia um cachorro no livro que não fosse o cocker spaniel de Dr. Mortimer. Questionar e criar hipóteses, como se participasse da investigação, foi definitivamente a parte mais proveitosa dessa experiência.
Essa é uma história que deleita entusiastas de suspenses e investigações policiais e que se apresenta leve para os que querem começar a se aventurar no gênero. Terminei a leitura de Sir Arthur Conan Doyle ansiando pelas próximas!
comentários(0)comente



Thales Duart3 13/05/2024

Primeiro que li
Esse foi o primeiro livro (de outros que virão) que li de Sherlock Holmes. Gostei bastante, apesar de algo no final ter sido frustrante. Voltei à adolescência, quando meu passa-tempo era ler os mistérios de Agatha Cristie.
comentários(0)comente



Caique91 17/03/2024

É um movimento clássico para um escritor de romance policial colocar seu protagonista frente a um desafio de bases, aparentemente, sobrenatural. A missão aqui, e em certa altura isto é destacado, vai além de desvendar um crime, mas a natureza do trabalho ? levar luz a medonha escuridão que oculta os fatos, mesma que embasa a ideia do sobrenatural ?, é comum ao Senhor Holmes.

A estrutura do livro é conhecida, talvez até clichê. Contudo, o que me interessa nas histórias de detetives são os detalhes. Doyle sabe muito bem desenvolver um caso de forma que o conhecido passa a ser extremamente excitante. O crime foi cometido, os personagens estão dançando entre a solução e a vitória do pecador, as informações vão sendo dadas e o desespero para entender o mistério é a corrente que pretende o leitor a enigmática história.


Recomendo que leia, se gosta de se aventurar em uma competição com o detetive para tentar desvendar o crime. Será uma leitura rápida, quase sorrateira.
comentários(0)comente



Paula A. C. 01/12/2023

Bom livro
É o primeiro Doyle que leio. Já esperava que o livro fosse bom, mas não imaginava o quão divertida poderia ser uma história de Sherlock Holmes. Gostei do humor sutil da narrativa e da caracterização dos personagens. No entanto, a solução final do crime deixou a desejar. Embora o protagonista tenha explicado bem sua linha de raciocínio, algumas conexões soaram forçadas demais para mim. Saio desta leitura interessada em conhecer outros livros do autor.
comentários(0)comente



Erica.Barone 30/05/2023

Já tinha visto filmes com o icônico detetive Sherlock Holmes, mas nunca tinha lido um livro de Arthur Conan Doyle. Foi uma agradável surpresa. De fato é genial e muito gostoso de ler.
comentários(0)comente



Giulia29 09/03/2023

O Cão dos Baskerville
"Agora é o momento dramático do destino, Watson, quando se ouve na escada o passo de alguém que está entrando em sua vida, e você não sabe se é para o bem ou para o mal"

"[...] a mesma justiça que pune o pecado também pode, misericordiosamente, perdoá-lo, e que nenhuma maldição é tão forte que não possa ser desfeita com oração e remorso. Aprendam, então, com esta história, a não temer os frutos do passado, mas, ao contrário, a ser cautelosos no futuro, para que essas paixões nocivas, pelas quais nossa família sofreu tanto, não sejam de novo libertadas, para nossa desgraça"
comentários(0)comente



Nise 02/03/2023

Ya leí Arthur Conan Doyle ?
Finalmente tive meu primeiro contato com o famoso Sherlock Holmes. Não vou dizer que não gostei, mas confesso que esperava mais, considerando toda a fama. Claro que ha a questão da época em que foi escrito, sendo um dos primeiros do gênero e isso tem um peso, mas de toda forma, principalmente no começo foi frustrante ver como os personagens eram incapazes de perceber obviedades. Watson até parecia se esforçar, mas fico indignada como ninguém, numa sala com 4 pessoas, além do Sherlock notava coisas simples - por exemplo a emboscada do telegrama, é óbvio que se era pra entregar em mãos e ele recebesse isso só poderia significar que estava em casa! Esse tipo de coisa deu pra mim um novo sentido à expressão "ora, ora! Se não temos aqui um Sherlock Holmes!", porque de fato é a melhor descrição para quando alguém faz questão de explicar ou descobre algo que é nítido. Enfim, acho que algo que gostei foi o fato do detetive só aparecer efetivamente no começo e no fim do livro, então não tive convivência o suficiente pra pegar ranço. Ademais, prefiro a versão francesa e satirizada, Herlock Sholmes, que foi criada para ser adversário do Ladrão de Casaca.

Quanto à edição, simplesmente perfeita! Capa dura, papel de boa qualidade, acabamento bonito, ricamente ilustrada, com fitilho, e todos os luxos possíveis. Tornou a leitura muito prazerosa, sem dúvidas.
comentários(0)comente



Marina.Anicet 17/02/2023

Maravilhoso
Um clássico do Sherlock em uma edição linda!
Não é o melhor na minha opinião mas igual é incrível! Vale muito a pena ler.
comentários(0)comente



Lis 11/02/2023

Sherlock Holmes
Foi o primeiro livro que li com esse personagem tão conhecido, Sherlock Holmes. Achei muito interessante a maneira como ele conduz o caso, e como é observador analisando as pistas.

Também gostei muito do último capítulo onde nos apresenta praticamente um resumo de como chegou nas suas conclusões.

Não sei se lerei outros casos de Sherlock Holmes, mas gostei bastante de ?O Cão dos Baskerville?
comentários(0)comente



Simone.Oliveira 07/02/2023

Otimo
" O mundo é cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa. "

Gostei muito da leitura e fiquei muito curiosa para saber o final , foi muito legal seguir a linha de raciocínio de Sherlock Holmes.
comentários(0)comente



Inspirações Literárias 03/02/2023

Confesso, sou fã!
Arthur Conan Doyle nos apresenta um caso interessante que faz fronteira com o sobrenatural.

Como sempre inexistem pontas soltas e adoro quando faz o fechamento de toda a história em seus capítulos finais.

Leitura fluída e com intensidade permitindo a imersão do leitor do início ao fim.
comentários(0)comente



Tainara 04/01/2023

O cão dos baskerville
Nunca tinha lido nenhum conto de Sherlock Holmes e nada de ACD e gostei bastante. Já quero ler mais. Gostei muito da história, prende a gente.
comentários(0)comente



Helayne.Bessa 13/10/2022

É um bom livro
Não tenho o hábito de ler esse tipo de livro, mas até que gostei bastante.
Só conhecia Sherlock através do cinema e do "Elementar, meu caro Watson" e o livro tem bem o clima do que já conhecia das telas.
Pretendo ler outros livros do autor.
comentários(0)comente



Bianca 27/09/2022

Sherlock Holmes
Bom, pra quem já conhece os livros do Sherlock Holmes sabe que segue sempre um roteiro. Uma história inusitada, um mistério aparentemente insolúvel, um crime misterioso. O Cão dos Baskerville não foge ao roteiro quando a morte persegue a família Baskerville através de um cão amaldiçoado.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR