Lari / @palavrasdalari 05/07/2021
Metamorfoseando-me
Resenha: Descobrindo-me?
?
?
Autora: Ale silva?
?
?
?
"Você precisa viver. Precisa se conhecer melhor e ver que não dependemos de homem para ser feliz. A sua felicidade tem que depender única e exclusivamente de você, mais ninguém. E só consigo pensar em uma maneira para isso acontecer. Comprei um presente e mandei entregar direto no seu apartamento. Quando ele chegar, por favor, não resista. Aproveite para se descobrir. E, quando aparecer alguém, que essa pessoa seja somente para somar, para caminhar contigo e te apoiar em todos os momentos. Que não seja o único responsável pela sua felicidade. Você merece o mundo, amiga. Se joga e aproveite."?
?
Eu começo essa resenha com esse trecho do livro, bastante significativo, porque é uma fala da Dakota, melhor amiga da protagonista, em que ela age como uma incentivadora à melhoria da autoestima da helen, a personagem principal desse livro. E uma das coisas que mais me fez gostar dessa história é falar sobre autocuidado e amor próprio.?
Dizem que para a gente dar amor a alguém, a gente precisa aprender primeiro a se amar. E é a mais pura verdade. ( ainda que eu não esteja nesse caminho, ou ainda esteja dando os primeiros passos).?
E talvez seja isso que Helen tenha demorado a entender, mas com algumas chacoalhadas de sua melhor amiga, ela finalmente conseguiu desabrochar.?
?
?
Após o fim de seu relacionamento, uma avalanche de sentimentos ruins preencheram os dias de helen, atrelada a questão do seu tipo físico, pois ela é gordinha ( veja bem, não estou sendo gordofóbica aqui, ou, pelo menos, tentando não ser) - o que a fez se trancar em si mesma, se fechar para o mundo. Até que dakota surge, quem não queria uma melhor amiga como a dakota, hein? com conselhos que irão, mesmo que aos poucos, fazendo a lagarta virar uma bela borboleta, que aliás, acabará dando de cara com um homem que a ajudará nesse processo de autoreconhecimento e autocuidado.?
Mas será que Helen estava pronta para uma nova relação??
?
Gael tinha acabado de descobrir uma traição, e o pior, tinha sido da sua namorada e do seu melhor amigo, o que o faz tomar uma atitude e acaba se mudando para outro prédio. Ele só não imaginava que encontraria nas paredes vizinhas ao seu apartamento, uma voz literalmente suplicando pelo seu nome, e que a dona da voz iria lhe atrair tanto... mas será que ele estava pronto para uma nova relação??
?
Eu simplesmente adorei esse livro, não apenas pela relação que vai se construindo entre helen e gael, mas também pq fala sobre algo que eu ainda tenho tentado trabalhar em mim, que é a autoaceitação. autocuidado. e sobretudo, o amor próprio. afinal, somos a nossa completude e finitude. ?
?
Em todos os aspectos da nossa vida,
deveríamos nos colocar como prioridade, e é assim que a Helen se metamorfoseia de uma lagarta que se esconde do mundo e o deixa a põr para baixo, para uma borboleta colorida, ?
?
E é isso. amores, que a gente não tenha medo NUNCA, de querer se transformar, de nos amar, e buscarmos a nossa própria metamorfose ,3?
?
amei o livro e recomendo dms ;)?