Alex 27/02/2022
UMA BOA INTRODUÇÃO AO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Escrito pela conhecida psicóloga Nanda Perim, atuante em redes sociais sob o pseudônimo de 'PsiMama', "Educar Sem Pirar" trata-se de um guia bastante introdutório sobre conteúdo parental. É uma obra relativamente simples, direta ao ponto, mas com alguns percalços que demonstram uma certa pressa da autora, pela publicação.
Num belo dia você recebe aquela inesperada notícia: um bebê vem aí. E agora? Somos criados com várias crenças e, evidentemente, não faltarão palpites de todos os lados e de todas as naturezas, mas no quê acreditar? Neste sentido, a autora nos ajuda a compreender algumas questões complexas, como por exemplo, o fato de que é melhor deixar um bebê dormir durante o dia, para que ele se estresse menos e, consequentemente, durma melhor à noite, ou ainda, que crianças são crianças (!) e que é importante deixá-las serem o que são, brincarem, fazerem bagunça, barulho, sujeira, afinal, esse conceito de "criança comportada" serve, segundo Perim, para criar adultos ressentidos, reprimidos.
Apesar de abrir-nos os olhos para tais fatos, a forma como os capítulos foram organizados pareceu-me um tanto confusa. Assuntos se repetem. Outros se arrastam. Faltou um esmero maior para organizar melhor as boas ideias, no sentido de entregar um produto melhor formatado. Várias vezes ocorreu-me de achar que estava lendo algo de novo. Pensei que o Kindle havia retornado páginas atrás, mas era simplesmente o mesmo assunto, repetindo-se.
Com práticas surpreendentes, quebra de mitos e informações realmente relevantes como uma introdução à teoria da exterogestação e aprofundamento em educação democrática e inteligência parental, "Educar Sem Pirar" não é definitivo, mas de forma regular, pode ser uma boa introdução ao universo da educação infantil, da forma como os bebês podem reagir aos estímulos dos pais à criação das crianças, de forma menos burocrática, sempre visando evitar conflitos desnecessários. Vale a leitura.