Bruna.Gabrille 01/06/2024
Prognósticos poéticos, sarcásticos e espirituosos!
Usando de analogias bem humoradas para "diagnosticar" questões emocionais, ou "os males da alma" como o autor coloca, Fabio Maca sabe como conduzir reflexões profundas com leveza poética e dosar o nível de acidez na medida certa.
Como posso explicar esse livro? É como se Douglas Adams quisesse escrever um livro de autoajuda. Esse nível de audácia hilariante, mas sem em momento algum tirar sarro ou fazer pouco do gênero. Pelo contrário, suas tiradas, ainda que carregadas de ironias, conseguem ser muito eficientes e transformadoras. Você se pegará pensando sobre a vida e suas condutas que parecem complicá-la.
Assim, "Tarja Branca: 70 males da alma" funciona como uma enciclopédia de medicina, onde as enfermidades são sensações como: amor-a-primeira-vista, términos, falta de colo, amizades que findam... enfim, coisas da alma! Das quais, para algumas, não há cura.
Um trechinho:
"COLITE
Querer colo é uma enfermidade pandêmica, cujo primeiro surto ocorreu na virada do século XX, a partir da revolução industrial. Com a industrialização febril, pais e mães deixaram seus filhos com um profundo déficit de colo num momento crítico do desenvolvimento dos pequenos nas suas noções de acolhimento. Com a má formação do colo, a colite se instaura nessas almas que não encontram guarida em si mesmas e passam o resto da vida achando que o amor não vem de dentro".
Livro curtinho, leitura rápida, mas ler tudo no mesmo dia pode ficar cansativo. Afinal são 70 males e algumas temáticas se repetem com frequência.