roberta 05/10/2024
Um Corpo na Biblioteca
Meu primeiro livro da Agatha Christie! Sempre ouvi falar sobre os mistérios da Agatha mas nunca me interessei por saber mais sobre o estilo de escrita nem sobre como os enredos dela fluíam, então posso afirmar que foi uma primeira experiência sem nenhuma expectativa e opinião em mente. Me surpreendi muito positivamente com a facilidade que tive ao ler o livro, com exceção da quantidade de nomes britânicos dos inúmeros personagens, foram pouquíssimas as palavras que não sabia o significado ao certo, mas entendia com a ajuda do contexto.
Um Corpo na Biblioteca sem dúvidas foi uma boa experiência, fui envolvida pela trama e fisgada por Miss Marple. Que personagem excêntrica! Sou suspeita ao falar em mulheres com protagonismo, mas amei a participação dela nesse caso. A sagacidade e esperteza que só uma senhora com anos de experiência em fofoca e comportamento humano teria. Todos aqueles homens juntos, não chegaram à conclusão que ela, com acessos menos privilegiados, chegou ao final.
Sobre o enredo do livro, o começo pareceu ser bem mais lento e maçante, mas acho que foi necessário para melhor entendimento do caso principal. Como a própria autora afirma no começo, tudo inicia com uma grande improbabilidade do destino, o que torna tudo mais "divertido" e inesperado ao final. A sequência dos fatos e descobertas também foi satisfatória, mas acho repetitiva de certa forma. Enquanto alguns personagens descobriam detalhes do caso, outros, em capítulos posteriores, ainda viriam a saber sobre. Considero desnecessário reafirmar todas as descobertas mais de uma vez.
O final foi totalmente inesperado por mim. Não duvidaria que viesse menos de um dos maiores nomes do mistério, mas completamente fora da curva. Interessantíssimo como cada detalhe foi pensado e arquitetado, tão qual como um crime quase perfeito. Chega a ser confuso, de tão desdobrado e detalhado. Fiquei muito inclinada a dar mais chances à Agatha Christie e aos mistérios em geral.