Djeison.Hoerlle 09/01/2023
El Sueñero é meu primeiro contato com a obra de Enrique Breccia, assim como meu primeiro contato com a Editora Trem Fantasma, e senhores, que bela apresentação.
A arte de Breccia é rica em detalhes e piadas visuais, de uma forma que torna-se evidente o quanto o autor divertiu-se enquanto produzia o quadrinho. Mas não é por ser divertido que o seu conteúdo torna-se menos relevante e rico, já que o tom muitas vezes cínico da narrativa de Breccia faz questão de transitar por algumas das feridas mais recentes da história argentina, sendo a Guerra das Malvinas e a ditadura militar os mais recorrentes destes temas.
Vale, inclusive, pontuar que esse não era o objetivo inicial. Originalmente pensado para o mercado europeu, Breccia optou por utilizar nas histórias iniciais, personagens históricos e mitológicos relacionados à Europa como o foco das narrativas. Com o rompimento com a editora europeia e início da publicação da saga na Argentina, no entanto, vimos o eixo narrativo deixar de lado as fantasias do velho continente para abordar os temas espinhosos recorrentes na produção cultural latino-americana. E conforme eu vou me inteirando mais sobre a produção cultural Argentina, vai ficando mais evidente o quanto os hermanos estão anos luz à frente de nós, brasileiros, na maturidade de sua produção cultural.
Achei um quadrinho grandioso, e, embora o preço não esteja dos mais atrativos, digo com tranquilidade que vale a pena.