Leonardo 10/01/2023
O livro conta nos primeiros capítulos a história de Jim Kwik, fala sobre os acidentes que ele sofreu, causadores de danos cerebrais e sobre as dificuldades que isso lhe causou nos tempos de estudante.
Mediante tais dificuldades, Jim passou a buscar por métodos de aprendizagem diferentes, visto que levava mais tempo para assimilar novos conteúdos.
Assim como o título, o autor afirma que não há limites para a realização de suas metas, desde que você tenha um forte objetivo, determinação, métodos corretos e um bom planejamento.
Ele fala sobre o ensino nas escolas, afirmando que elas não se modernizaram (De fato, nosso sistema de ensino ainda remete aos tempos da Revolução Industrial, onde o importante era a padronização, fazendo com que os alunos dessem prioridade a decorar ao invés de pensarem por si mesmo), entretanto, que cabe a nós por conta própria buscar novas e melhores formas de aprender e reter conhecimento.
Fala sobre métodos de aprendizagem eficazes, tais como a "Técnica do pomodoro", revisão espaçada ou aprender com o intuito de ensinar alguém. Também aborda métodos não úteis, como a utilização de canetas fluorescentes nos livros.
Em geral, um bom livro para quem se interessa por conhecer novas formas de aprendizado, memorização e leitura dinâmica, tem alguns capítulos que a mim, particularmente, não foram úteis, como o nono, que fala sobre as tarefas que fazemos de forma mecânica. De restante, um grande livro, portador de técnicas úteis e fáceis de serem colocadas em prática.
Início: 12 de Dezembro de 2022.
Conclusão: 10 de Janeiro de 2023.