toni 04/07/2024
Maravilhoso.
O livro te prende do começo ao fim, sem mais nem menos, exagera onde tem que exagerar e é moderado onde tem que moderar.
Dramas, romance e comédia são bem dosados do começo ao fim, faz você querer ler mais e mais, e te deixa com vontade de terminar tudo tão rápido, numa ânsia por ler que nem vai apreciar o que está escrito.
Engana-se quem fez assim, possui frases, declarações e motivações tão boas que transmite a mensagem de que foi escrito com base em um sentimento muito genuíno.
Os personagens são bons, bem trabalhados e caricatos, suas motivações são explícitas e bem explicadas, é lindo de ver tanto as relações que ja existem, quanto as que estão se formando (Um destaque honroso aos pais do Charlie, são fofos, donos de uma história digna de filme).
Em alguns pontos eu faria diferente, mas nada que atrapalhe o livro ou o estrague, pelo contrário, caracterizam ele do jeito que é pra ele ser e se diferenciar dos romances genéricos (mas tirei 0.5 por isso pois eu faria diferente) -> mas não deixa de ser excelente por causa disso.
É tão satisfatório terminar o livro e sentir que a história se encerrou sem pontas abertas, é literalmente uma linha do tempo que começa e finda no mesmo ponto de início, tudo se encaixando e se resolvendo, como um círculo perfeito, é assim que tem que ser descrito, não sobrou NADA sem esclarecimentos.
Obs.: a personagem principal tem uma personalidade cativante, ela é determinada e sempre coloca o interesse dos outros acima dos dela. Ela cuida de todos e leva o peso do mundo todo nos ombros, como se tudo fosse responsabilidade dela (não é). É fascinante ver o desenvolvimento dela durante o livro e a construção da percepção que ela vai tendo de si própria, ao passo que é ajudada (somente ajudada, porque ela vai descobrindo sozinha o que quer) por Charlie, somente com conversas e desabafos (todos os relacionamentos deviam ser assim). Eles são muito fofos juntos e se ajudam de uma maneira que é, no mínimo, admirável. É tão aliviador ver eles juntos no final, porque desde o desenrolo inicial do romance você percebe que eles se ?completam? e AMBOS ajudam o outro a ver o mundo de uma maneira que antes eles não conseguiam, ou pelo menos não tentavam, e a desenvolver um senso de si em conjunto, o que é maravilhoso pois é acompanhado de um romance em que ambos vão se conhecendo, percebendo o que querem pra si, mas sem abdicar de nada, é puro e leve.