Thay262 05/01/2023minha estanteConfesso que ainda estou curiosa em relação a conhecer esse livro, porém me senti realmente de acordo com muito do que você relatou. Eu creio que tenha razão ao afirmar que (os fãs) não sabem por um ponto final, aceitar o fim. Em relação a lançamentos, creio que herdeiros/detentores de direitos e editoras estão interessados apenas em lucros, o nome Tolkien virou uma "marca" daí tudo que estampe com o nome dele é lucrativo, sabem que terão retorno financeiro.
Sinto que publicar conteúdos "extras" e rascunhos é interessante, porém acho os títulos e sinopses "propaganda enganosa", na minha opinião deveria estar melhor especificado o teor dos livros póstumos e o objetivo, eu diria que são mais para estudiosos e entusiastas fanáticos da obra, porém são vendidos como se não o fossem. Para um fã médio, ou novo, esses conteúdos não são ideais.
Tenho vários amigos que reclamam de comprar tais livros e não se sentirem atendidos com o conteúdo, bem como outros que dizem não gostar do Tolkien porque há mais de 25 livros "complexos" e difíceis (de fato), mas quando digo: "calma, esses não são ideais para o público que está conhecendo agora, são "extras" póstumos pra fãs insaciáveis. Comece apenas por O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion (que já é póstumo, inclusive), se ainda tiver gás leia Contos Inacabados, esses são a base e só, e se você gostar vc lê os extras cujos temas lhe interessem depois, mas só se tiver MUITO interesse, porque a base são os primeiros que falei mesmo".
A maior parte pra quem digo isso ficam chocados, fora os que compraram coleções imensas em "promoções" pra descobrir que nem tudo é a história "central" e sim tais "extras póstumos" pra fãs que querem sempre mais.
As editoras estão sugando cada letra do Tolkien, só por lucro. O conteúdo pode ser interessante pra uns, mas não para todos, e sinto que eles não dizem isso DE PROPÓSITO. Infelizmente, tão transformando Tolkien numa marca.