littleanamily 11/09/2024
And they were all liars
Jessica Miller retorna à sua universidade após 10 anos, reencontrando seu grupo de amigos, com exceção de dois: uma assassinada, o outro acusado de matá-la. Não demora para os segredos e mágoas passadas ressurgirem, levando à descoberta de traições e até mesmo do real assassino.
Esse livro foi... interessante.
Devo começar declarando que acredito não ser o público alvo. Todo esse deslumbre com a vida universitária, envolvendo sororidades, bailes, festas, é algo um pouco distante demais da realidade brasileira, pelo menos em minha experiência, então me deixava com um pouco de vergonha alheia. Ver personagens de 30 anos ainda se agarrando aos holofotes que tinham durante os anos de universidade me faz pensar que eles não chegaram onde pretendiam com suas vidas adultas.
De qualquer forma, a descrição de personagens assim não é irreal. Na verdade, a caracterização de quase todos eles foi muito bem feita. Mesmo para aqueles que não tiveram grande desenvolvimento, o pouco que foi dado foi suficiente para consolidar suas personalidades e reger suas ações ao longo do livro. No geral, acredito que foram bem construídos, exalavam personalidade ? às vezes ate demais ?, mesmo que isso me fizesse desgostar da maioria deles por serem pessoas deploráveis.
A estrutura da história em si não é nada novo, alternando entre passado e presente, para entendermos mais dos fatos conforme as revelações são feitas. Em minha opinião, os capítulos do passado eram bem mais interessantes, mais descritivos, permitiam uma visualização melhor do ambiente e de quem eram aquelas pessoas e suas motivações. Os capítulos do presente apresentavam muitos diálogos, muitas vezes tão absurdos que chegava a ser cômico e não apresentou muito da mudança dos personagens ao longo dos 10 anos desde os acontecimentos do passado. Talvez isso tenha sido apenas para demonstrar que não houve mudança, ou falta de desenvolvimento.
O enredo em si é capaz de entreter. O mistério principal pode ser desvendado com facilidade, mas existem outros elementos que prendem a atenção ao longo da história, principalmente os segredos individuais de cada personagem. E apesar de completamente tóxicos, os relacionamentos românticos também são interessantes de ler, especialmente para saber como aquela bagunça irá terminar.
No geral, um livro razoável, transformando o "peaked in high school" em "peaked in university".