Gramatura Alta 10/11/2021
http://gramaturaalta.com.br/2021/11/10/a-lista-da-sorte/
Emily e sua mãe sempre foram sortudas. Todo mês, elas escolhiam sua cartela da sorte, a 505, e dominavam a supercompetitiva noite de bingo na pequena e excêntrica cidade de Huckabee. Mas a sorte da mãe de Emily foi embora há três anos, quando ela sucumbiu a um câncer, e nada pareceu certo para a garota desde então.
Agora, nas férias antes do último ano do ensino médio, as coisas estão piorando. Emily arruinou o relacionamento com o namorado, Matt, que sua mãe adorava, e seu pai decidiu vender a casa em que ela cresceu. Como se não bastasse, ele ainda convidou Blake, filha de seu melhor amigo, que Emily mal conhece, para ajudá-la a doar todas as coisas da mãe.
Mas, durante a mudança, ela descobre, escondida em uma caixa no fundo do closet, uma lista da sorte, que reúne doze desejos que sua mãe planejava realizar antes de terminar a escola. Quando Emily decide embarcar em uma jornada para cumprir cada um dos emocionantes, apavorantes e até intimidadores itens da lista, ela finalmente encontra uma conexão com a mãe de novo – e com Blake também. Uma que não esperava. De repente, a garota deve encarar um novo medo: aceitar partes dela que nunca teve chance de dividir com a pessoa que a conhecia melhor do que ninguém.
A LISTA DA SORTE é sobre luto, sobre descobertas, sobre aceitação, sobre amor, sobre aprender a abrir mão, a deixar acontecer, a aceitar que não controlamos a vida. A lista deixada pela mãe de Emily não reúne coisas absurdas, o que poderia ser estranho, mas pequenas decisões comuns a muitas pessoas, mas que podem ser difíceis dependendo do momento, de quem se é.
Por exemplo, uma tatuagem, subir em um lugar muito alto, nadar sem roupas, roubar uma fruta. Mas o maior item da lista nem faz parte da lista, mas sim em quem acompanha Emily nessa aventura, quem desperta nela sentimentos e uma descoberta que ela sequer compreendia.
Para essa descoberta, a autora usa uma narrativa carregada de sensibilidade, respeito, responsabilidade, inclusão e muito, muito amor. É uma história que você começa a ler, se apaixona, e lamenta que termine de forma tão rápida. Daqueles livros que deixam uma lição sobre a vida, sobre como devemos aproveitar cada momento, cada pessoa, principalmente aquelas que abalam nosso coração e que correspondem de forma intensa e respeitosa.
A autora é a mesma de A CINCO PASSOS DE VOCÊ (resenha aqui), e a ternura neste livro é a mesma. Faça um favor a você mesmo e leia A LISTA DA SORTE, você vai se derreter!
site: http://gramaturaalta.com.br/2021/11/10/a-lista-da-sorte/