Beatriz177 18/01/2022
SURPREENDENTE
O Maestro foi um divisor de águas na minha vida de leitora, tanto no mundo das fanfics quanto dos livros originais. Esse livro superou quaisquer expectativas que eu tivesse e se tornou a melhor obra de fantasia que eu já li dos dois mundos. Além de possuir uma narrativa tremendamente envolvente, o universo do livro é muito bem trabalhado, extremamente bem definido e criado, o que torna a ambientalização dos cenários tão precisa que é assustador, pois te faz questionar como é possível que aquilo tudo seja realmente provindo de um simples trabalho de ficção ? que, acredite em mim, não tem nada de "simples".
Os personagens são todos carismáticos, demasiadamente engraçados e muito, muito charmosos ? o que constantemente faz com que seja necessário tomar um tempo de repouso para discernir se o que você sente por alguns é de fato ódio ou, em verdade, amor; por isso, todas as convicções morais são transformadas em um nada, guardadas em exílio, e acabam precisando do suporte da "licença literária", uma vez que nos tornamos afetuosos até com os personagens de índole levemente (ou muito) duvidosa. Não existe um sequer com o qual o leitor não se envolva de alguma maneira, e qualquer morte ou tortura descrita é sempre sentida em nós também: independente dela vindo para o prazer ou para a mais profunda tristeza (daquela entendida única e exclusivamente entre os leitores após um livro muito bom), sempre nos compadecemos e, no final, um respeitável "descanse em paz" é deixado, mesmo com a existência do desgosto por erros passados ou deslizes éticos. Esse é o poder da escrita desse autor e do talento dele no que concerne caracterização: ele sabe brincar com nossos sentimentos e jamais ficamos no preto e no branco com esse livro. É sempre uma confusão de cores.
O desenrolar da história se dá com tamanha perfeição que eu não posso recobrar um único momento durante a minha leitura em que eu não quis, desesperadamente, ler mais; não me lembro de qualquer detalhe decepcionante nele, sendo honesta ? por isso digo com muita facilidade, como nunca disse antes em 8 anos desde que adentrei o mundo da leitura: esse é o melhor livro de fantasia que já li.
Nunca vi uma história tão bem trabalhada, além de não ter percebido nenhum furo na narrativa (e nem vi pessoas falando sobre algo como isso). Ademais, todo mistério e qualquer suspense são performados com diligência e, mais importante que tudo, incitação: a narrativa constrói uma tensão tão boa antes de chegar na revelação oficial da verdade que a curiosidade te corrói lentamente.
O final desse livro, também, até hoje me dói: ainda não sei descrever a maneira como me atingiu e me deixou suspresa. Não pude prevevê-lo de maneira alguma e sofri cada partezinha dele. É simplesmente esplêndido e genial.
Mal posso esperar para começar o segundo livro.