Livros da Julie 12/09/2021Grandes lições para um bom casamento e para a vida-----
"todos os dias, dezenas de pessoas entram em matrimônios condenados ao fracasso por pura inocência, despreparo ou empolgação."
-
"A infância e o início da adolescência guardam nossos desejos mais profundos, aqueles que estão mais conectados com quem verdadeiramente somos. (...) ser consciente desses desejos pode ser uma bússola que sempre indicará a melhor direção a tomar."
-
"o efeito da paixão no cérebro é similar à dependência química."
-
"A paixão cega entorpece a lucidez e a sensatez. Por isso, jamais devemos nos casar até o efeito da paixão passar."
-
"Precisamos entender que um homem ou uma mulher que nos ame jamais nos fará sentir inferior."
-
"Se de fato o manuseio dos órgãos do prazer oferecesse algum risco ou “pecado”, o criador os teria escondido em alguma cavidade do abdome ou outro lugar inacessível ao toque."
-
"Antes de ser um religioso, você é um ser humano e, como habitante deste planeta, você é livre para decidir sobre como lidar com seu corpo e com sua vida."
-
"Aceitar teorias opressoras e abusivas sem questionar é levar seu cérebro a “atrofiar”. Nunca deixe de pensar e questionar. Sua humanidade deve estar acima de qualquer religiosidade."
-
"Nenhum ser humano pode ser induzido a sublimar suas necessidades em função da fé."
-
"A paz e o bem-estar são as melhores bússolas para nos guiar. Use-as."
-
"O casamento precoce fere a juventude e é fruto da influência de culturas pobres de educação, muitas vezes machistas, religiosas e opressivas."
-
"Casamo-nos para compartilhar o melhor da vida, não para multiplicar os sofrimentos."
-
"Só quem se ama é capaz de amar."
-
"nada pode ser mais nocivo e perigoso do que a união de alienação e paixão"
-
"atribuir a culpa a um terceiro é sempre mais fácil do que admiti-la"
-
"somos vítimas de nossa própria tolice, de nossa própria imaturidade, falta de caráter e incompetência"
-
"A vida sempre fala, cabe a nós aprender a escutá-la."
-----
Hora certa para casar foi a leitura coletiva oficial de agosto do Clube Literário FerAvellar (@clubeliterarioferavellar).
Em um prefácio muito bem redigido, a autora explica com precisão o objetivo do livro. Hora certa para casar é um ensaio elaborado para ajudar as pessoas a refletirem sobre suas motivações para o casamento, evitando que deem, sem as devidas considerações a respeito, um passo em falso em direção a uma união que não se configurará benéfica para o casal. A introdução nos apresenta a uma história de casamento que já começa de modo problemático, expondo alguns dos riscos a que estamos sujeitos quando agimos de forma imediatista e tomamos decisões influenciados unicamente pela paixão.
Com um estilo por vezes bem incisivo, que lhe é característico, a autora segue enumerando, de maneira ao mesmo tempo prática e sensível, as causas e consequências de um casamento feito às pressas, sem a devida ponderação. O livro é entremeado de orientações e dicas especiais, fundamentadas por uma argumentação lógica e coerente e por conclusões de estudos. As recomendações vêm acompanhadas de ótimas analogias e de casos verídicos, que ilustram os problemas apontados. Jaqueline também propõe exercícios de autoconhecimento, que podem contribuir para uma análise detalhada e imparcial das circunstâncias de cada um.
A autora aborda o tema sob vários ângulos ao longo dos capítulos, desde a questão sentimental e sexual até os costumeiramente negligenciados aspectos econômicos e financeiros. Nesse quesito, Jaqueline destaca a necessidade de ser realista no que se refere a todas as despesas que envolvem o antes e o durante de um casamento. Muitos problemas começam antes mesmo do matrimônio, quando os casais percebem que terão que lidar com a falta de orçamento para uma vida a dois.
Ao tratar sobre o início (e a continuidade) da vida sexual de forma apartada da vida de casado, a autora ressalta a importância de se viver a própria sexualidade sem a intervenção de dogmas religiosos. Ela discorre de forma altamente esclarecedora e didática sobre os inúmeros benefícios de se conhecer e explorar o próprio corpo antes mesmo de se ter um parceiro, evitando, inclusive, que a pessoa se coloque em uma posição frágil e vulnerável em relação a ele.
Além disso, e nesse sentido, há um capítulo dedicado às diversas situações de violência doméstica contra a mulher, assunto extremamente relevante dados os inúmeros casos de agressão física, psicológica e moral de que tomamos conhecimento dia após dia.
Como a própria autora diz, apesar de inicialmente direcionado a quem tem pretensões de se casar, o livro tem um público-alvo muito amplo. É um ensaio altamente válido e recomendável a todos. Os mais jovens terão a chance de se beneficiar dos ensinamentos antes mesmo de adentrar a vida adulta. Para os mais maduros, que já passaram por uma ou mais experiências ruins, nunca é tarde para aprender a agir diferente. Do mesmo modo, Jaqueline se dirige a ambos os sexos, mas é claro que, devido ao nosso contexto social e cultural, as mulheres enfrentam cobranças e preconceitos mais profundos e com certeza têm muito mais a ganhar com o debate trazido pelo texto.
Definitivamente, este é um livro que leva à reflexão, sendo útil e assertivo qualquer que seja o momento, esteja a pessoa pensando em casar ou não. É possível que ele faça você perceber algo que nunca tenha notado antes; é possível que você dê um rumo completamente diferente à sua vida depois de o ler. Você poderá até não concordar com todas as opiniões e conselhos da autora, mas não conseguirá deixar de pensar bastante sobre o assunto e reconhecer a pertinência de suas colocações. No futuro, elas poderão significar a diferença entre entrar em uma furada e ter grande sucesso em uma relação.
site:
https://www.instagram.com/p/CTaypU7rqAh/