NikoNiko 12/11/2023
Ágape
Ágape significa um amor incondicional, que se doa, sem limites, e é definitivamente uma ótima palavra pra descrever esse livro.
Ao longo da história, acompanhamos Calista Parker, uma garota viveu uma vida comum até seu aniversário de 16 anos, quando se lembrou de ser Psique, amante de Eros, e de todas as vidas que vivera até então, tentando ter seu final feliz com o homem que ama.
Do outro lado do oceano, temos Lucca Babic, a doce reencarnação de Cupido. Um garoto leal àqueles que ama, Lucca não faz a menor ideia de quem é, tudo o que sabe é que sente um estranho vazio no peito, como se algo lhe faltasse.
É um livro maravilhoso, que me prendeu desde as primeiras páginas, graças à minha paixão por mitologia greco-romana. A história foi muito bem escrita, a passagem de tempo bem explicada e tudo muito bem amarrado e contextualizado.
Eu amei como os deuses se envolvem nessa trama, cada um de seu jeito. Amei também a abordagem de um tema como o abuso físico e psicológico que a Callie sofre do Collin, algo que foi feito com muita sensibilidade e, ao mesmo tempo, de um jeito realista, sem o tabu que as pessoas geralmente colocam em cima.
Amei também os outros personagens e o desenvolvimento de cada um. O Henry e o Tibor foram com certeza meus favoritos, os dois são uma gracinha e eu acho até que mereciam aparecer mais. E o Hermes, é tão?? Eu amo esse cara mn kajajdhka, a raiva q eu passei c ele nn tá escrita, mas gosto dele mesmo assim, acontece. Gosto inclusive do Collin, não como personagem, mas sim a forma como ele foi escrito, de um jeito que me dava raiva só de citarem o nome dele.
Uma coisa que me chamou mta atenção foi como, mesmo depois de viver tantas vidas e se lembrar de cada uma delas, Psique continua profundamente humana, com sentimentos, qualidades e defeitos. Normalmente é de se esperar que, depois de tanto tempo, uma pessoa fique egoísta, prepotente e mesquinha, mas isso não acontece com ela. Chega a ser impressionante, sinceramente. Eu vi algumas pessoas citando isso como algo ruim, mas eu discordo, acho que é um ponto muito positivo pra personagem e pra narrativa.
No geral, eu gostei muito do que eu li e com certeza valeu muito a pena o tempo que passei nele. Se fosse pra comentar algum defeito, eu diria que tiveram alguns momentos em que a história ficava levemente travada, mas nada que realmente dure muito tempo ou que atrapalhe a experiência no geral. É um ótimo livro, recomendo demais :))
Música: It's Been a Long, Long Time (Kitty Kallen)