Thabi.Almeida 03/06/2024
Sem dúvidas Helena...
" Você é minha filha. Eu teria dado a pele de minhas costas se ele tivesse pedido. Apoie-se em mim, querida. Poupe suas forças."
Entre todos personagens Helena é a melhor sem nenhuma dúvida e o núcleo que gira ao seu redor Personagem tem carga dramática, forte, leal, complexa e tem desde o primeiro livro uma evolução incrível.
"? Leal ? sussurro. Mesmo que isso signifique a destruição de minha irmã. Mesmo que isso signifique um louco governando o Império. Mesmo que isso signifique ter de torturar e matar meu melhor amigo. ? Até o fim."
Foi um imenso acerto trazer capítulos da Helena, alternando sua identidade Helena para a Águia, junto com seus conflitos, arrependimentos, a pressão do seu dever, a lealdade ao império enquanto as palavras de Cain ainda muito presentes em seu ser. Ela se quebra, levanta e ergue e cabeça seguindo para o futuro incerto sabendo apenas que precisa fazer e ignorando sua dor.
"? Não quero magoá-la. Não quero que ninguém mais se machuque por minha causa.
? Os filhos nascem para partir o coração das mães, meu garoto. Me conte."
Elias e Laia evoluem lentamente, na transição do que serão e com isso eles param no tempo, ainda presos em suas fraquezas, girando e girando no mesmo lugar.
" ? Nós somos feitos de dor e sofrimento. De tormento, sangue e lágrimas.
Cain suspira."
" ? A maioria das pessoas ? diz Cain ? não passa de lampejos na grande escuridão do tempo. Mas você, Helene Aquilla, não é uma faísca que se consome rapidamente. Você é uma tocha na escuridão... se tiver coragem de se deixar consumir pelas chamas."
" O fracasso não define uma pessoa. É o que ela faz depois de fracassar que determina se é uma líder ou um desperdício de ar."
Dos livros desta série,esse é o livro mais fraco, demora para pegar no tranco e quando engata, vai a mil na ação e plot final mudando todo o rumo do que imaginávamos que poderia seguir.
" Quando se ama, a dor nunca cessa."