Governar os mortos

Governar os mortos Fábio Luis Franco




Resenhas - Governar os mortos


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Salino 05/04/2023

Impactante
O profundo estudo do autor o levou a descobertas desconhecidas pela sociedade. O Cemitério dos Perus é um dos símbolos das atrocidades durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Por fim, de forma brilhante, o pesquisador ainda se debruça na necropolítica do Governo Bolsonaro durante a pandemia de COVID. Como sempre, projeto essencial para aprender com quem realmente sabe e se dedica para compartilhar a verdade, expondo as políticas de morte presentes no país.
comentários(0)comente



vagnerrg_ 01/01/2022

De início quero dizer que o livro é muito bom, embora não seja exatamente o tipo de livro que dá certo prazer de ler. Explico. O livro trata de uma temática muito dura, que é a questão das pessoas desaparecidas durante o contexto da ditadura militar brasileira. Posso dizer que o livro documenta de forma bem impressionante como o Estado Basileiro, por meio de seus personagens, conseguiu construir ao longo do tempo uma burocracia que também é voltada a invisibilizar mortes e desaparecidos políticos.

O livro traz – de forma incontroversa – uma série de comprovações documentais sobre como o Estado atuou na ocultação de cadáveres durante a ditadura e como essa burocracia necrogovernamental se desenvolveu e se tornou um paradigma ainda vigente.

Penso que a leitura é muito útil, sobretudo porque apresenta elementos históricos que, apesar da relativa proximidade de tempo, têm sido alvo constante de revisionistas e negacionistas.

É mais um mergulho nos elementos que ajudam a explicar o Brasil no qual vivemos.
É necessário para compreender o Brasil no qual vivemos, país que tem sido levado, desde muito tempo, a um grande acordo entre necropolítica e neoliberalismo.

Se você quer entender a lógica por trás de corpos não identificados, se aprofundar mais no tema para não ficar por aí reproduzindo discursos sem o menor embasamento histórico e nenhum compromisso com a realidade dos fatos, é uma excelente leitura.
comentários(0)comente



Dandara 01/04/2023

Governar os mortos
Governar os mortos - necropoliticas, desaparecimento e subjetividades, terceiro livro do ciclo de leituras do Fundementes, é parte da pesquisa de doutoramento de Fábio Luís Franco.
Ao ler essas páginas fiquei refletindo o quão dolorido deve ter sido pata Franco realizar essa pesquisa, os dado que se revelaram são fortes, a política de desaparecimento e consequentemente a gestão do luto pela estrutura política é cruel.
Da ditadura de diversos países findando na covid, o mecanismo de negação da vida de corpos, principalmente negros, proporciona na sociedade uma desestruturação psíquica.
Não é uma leitura fácil, mas necessária de ser feita.
comentários(0)comente



Lucas Leite 18/12/2023

Leitura obrigatória
Outro livro que coloco entre os melhores de 2023. Importante para os estudos da necropolítica, mas também para entender como a governamentabilidade e a noção de soberania fazem parte de um arcabouço que define a vida e a morte. O autor conversa com Foucault, Mbembe e diversos autores e demonstra a crueldade da ditadura brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR