Queria Estar Lendo 11/11/2021
Resenha: Histórias assustadoras para contar à noite
Recebido em cortesia da editora Pipoca e Nanquim, Histórias Assustadoras para Contar à Noite é uma coletânea de contos de terror e horror, editada originalmente por Stephen Jones (o mesmo responsável por O Grande Livro dos Vampiros) perfeita para quem curte uns arrepios com a leitura.
Com histórias de: Ramsey Campbell, R. Chetwynd-Hayes, Neil Gaiman, Charles L. Grant, Stephen King, Lisa Morton, Lynda E. Rucker, Robert Shearman, Michael Marshall Smith e Manly Wade Wellman, Histórias Assustadoras para Contar à Noite foi uma grata surpresa para o fim de Outubro. Tanto pela temática do livro quanto pela vibe que as histórias passaram.
Com contos que exploram o terror e o horror em suas diferentes formas, usando criaturas sinistras e lendas estranhas e mistérios não resolvidos, a coletânea entrega contos excelentes - e alguns um pouco mais fraquinhos. Não é perfeita, mas é a leitura perfeita para quem curte o gênero e procura histórias para te deixar com medo de olhar por cima do ombro.
Vou falar dos meus favoritos aqui, porque foram o auge do arrepiante na coletânea.
Clique-Claque, o Saco de Chocalho, de Neil Gaiman, entrega uma abertura perfeita. Um conto curto e sucinto que explora o terror da melhor maneira possível - com a escuridão e um monstro que aparece quando menos se espera.
A Chaminé, de Ramsey Campbell, explora um Natal nem um pouco feliz e convidativo, com alguma coisa bizarra e medonha espreitando a chaminé de um garotinho medroso. O elemento "tem alguma coisa aqui que só eu sei o que é" deixa o desenrolar da história muito tenso; nada mais tenebroso do que não estar em segurança no seu próprio quarto, não é mesmo?
A Química dos Fantasmas, escrito por Lisa Morton, tem uma vibe menos assustadora e mais aventureira, ainda que entregue uns bons momentos sinistros. Dois irmãos resolvem procurar um amigo que foi investigar uma faculdade mal-assombrada, sem imaginar que terão que se provar para sair de lá com vida.
Por fim, Vocês Têm Medo do Escuro?, de Charles L. Grant, envolve um jogo entre algumas crianças e sua babá pra lá de medonha. O escuro é um elemento que, por si só, apavora; aí você adiciona o elemento: babá demoníaca e tem um ótimo fechamento para a antologia.
A edição da Pipoca e Nanquim é belíssima; tem um acabamento ótimo, a tradução de Dandara Palankof está ótima e o fato de ter ilustrações de Randy Broecker para as cenas mais terríveis dos contos ajuda na atmosfera que a coletânea passa. Histórias Assustadoras para Contar à Noite foi uma grata surpresa, e uma indicação perfeita para quem gosta de histórias para tirar seu sono.
site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-historias-assustadoras-para.html