A abadia de Northanger

A abadia de Northanger Jane Austen




Resenhas - A abadia de Northanger


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Matheus 06/01/2022

A edição não é das melhores, alguns erros de tradução e digitação seguem a leitura, sem prejuízo considerável. Particularmente, a ideia de um romance em si não atrai minha atenção e se comecei o livro pensando como era enjoada essa história de Catherine, termino dizendo que há algo na escrita de Austen que nos faz querer continuar, a história vai se tornando interessante por mais que não se veja algo que gere gosto, e o desejo de seguir as páginas suprime mesmo o cansaço do tempo que passa. Um bom livro, uma boa eacritora e uma boa história.
Quem ler a obra e ler o capítulo II de Ortodoxia, também poderá ter um vislumbre do que Chesterton fala quanto a olhar para realidade dentro de um círculo ou como um todo... sabendo que o Gordo inglês havia lido os romances da consagrada autora, não me admiraria que ele tenha aprendido isso ali...
Perspicácia e curiosidade tornam essa leitura frutuosa, por si só ela já é leve e agradável.
comentários(0)comente



Babs 27/08/2022

Esse é o quarto livro que leio da Jane e foi o que eu mais penei pra terminar. Não consegui me interessar por nenhum personagem e nem pela trama. Já é bem perceptível aqui o estilo de escrita dela, as críticas sociais e o feminismo, porém, por ser sua primeira obra (escrita, já que publicada foi Razão e Sensibilidade), é compreensível que sua escrita ainda estivesse em desenvolvimento. Te amo sempre, Janinha ??????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju Bairrada 24/05/2024

A escrita da Jane Austen te faz se envolver e querer continuar lendo, mas a trama desse livro não me pegou muito.
Um romance sem muitos momentos de clímax envolventes, você já sabe como vai fluir e as complicações são leves. O final foi bem corrido e superficial, o que prejudicou muito o andamento da obra.
Não é um dos meus favoritos dela, mas para quem quer uma leitura mais suave e tranquila vale a pena.
comentários(0)comente



Kah 20/10/2022

Altas risadas
Eu acho que até agora de todos os livros que li de Jane Austen esse foi o mais engraçado. O tempo há um narrador que às vezes se faz presente e às se afasta, mas quando ele se faz presente narrando as características dos personagens e das situações, para logo em seguida eles se mostrarem totalmente diferentes, acaba sendo muito engraçado. O principal exemplo disso é nossa protagonista Catherine, ela é burra. Talvez eu devesse dizer que ela é um tanto quanto simplória mas bastante aceitável para a época em que essa história é retratada, mas sendo mais direta ela é burra, sonsa e pateta, e apesar de às vezes isso ser irritante no geral é muito divertido.
Quanto ao par romântico da nossa protagonista, eu gostei bastante dele, ele tem um humor ácido mas uma personalidade alegre. Teria sido interessante se os irmãos dele tivessem sido mais explorados, Eleanor me pareceu só uma figura que estava ali, mas não uma presença de verdade e nem um pouco interessante.
comentários(0)comente



Sue 19/08/2024

É sempre Jane Austen, mas...
É um livro esquecível. Basicamente. No início, no meio do livro tem momentos emocionantes, mas um final decepcionante. Talvez porque tenha muitos extremos, personagens muito sentimentais e irresponsáveis, demonstre ainda essa falta de sutileza, mas não deixa de ser um interessante retrato quase cômico da época. É muito ácido e eu diria destemido, mas como é muito exagerado deixa de ser crível, mas vai te arrancar algumas risadas e te deixar incrédulo (a) em tantos outros.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR