Kajuul 14/05/2024
"Tudo estava bem."
Ainda não tô nem acreditando que terminei de ler essa saga, de tanto que a pessoa entra no universo e sente como se fizesse parte dele.
Harry Potter, sem contestações, é uma grande aventura. Não é simplesmente uma leitura, é uma experiência. O misto de emoções durante os 7 livros, o amadurecimento na escrita de acordo com o amadurecimento dos personagens, a história impecável, tudo contribui para essa ser uma saga inédita.
Hora você está se acabando de rir e hora você está se acabando de chorar. Isso deixa tudo especial.
Acredito que seja dificílimo ler Harry Potter e não se apegar a cada cenário, personagens, objetos e coisas próprias da trama (quem nunca se perguntou sobre qual casa de Hogwarts é pertencente?).
Assisti aos filmes antes de ler os livros, mas isso não deixou, de maneira alguma, a história menos especial. É, sim, uma história escrita para "crianças" lerem, mas não somente crianças, pois Harry Potter traz inúmeros ensinamentos sobre amizade, coragem, perdas, superações e, a mensagem central de tudo, o amor.
Eu amei completamente o desfecho e poderia passar horas lendo um livro de um epílogo estendido de Relíquias da Morte, vendo a evolução dos filhos dos protagonistas e tudo o mais (desconsidero Criança Amaldiçoada e finjo que não existe).
Comecei a ler o primeiro livro, a Pedra Filosofal, aos 12 anos de idade que, creio eu, seja a idade em que a história de Harry Potter será mais proveitosa de ser lida. Terminei ontem, aos 15 anos de idade, o último livro da saga. Não me arrependo de ter demorado plenos 3 anos lendo os 7 livros. Muito pelo contrário, cresci com os personagens, em alguns livros, na mesma idade deles. Pude aproveitar toda a mensagem da história e compreender melhor os personagens.
Harry Potter é simplesmente fenomenal. Fico muito feliz de ter terminado mas também muito triste por ter terminado. É uma experiência muito especial.