raquel1529 25/10/2021
samantha é quase uma evelyn hugo brasileira
classificação indicativa: 18+
alertas de conteúdo: violência, automutilação, conteúdo sexual, uso de drogas, alcoolismo, homofobia, morte de familiar, suicídio, entre outros.*
*informem-se! sua saúde mental vem SEMPRE em primeiro lugar.
essa história foi única porque abordou algo que eu nunca tinha visto antes: a síndrome de borderline. a personagem principal, samantha, sofre de borderline, algo que o próprio leitor só vai descobrir mais para o final da história - mas já deixo aqui na resenha (mesmo que seja um pequeno spoiler), pois foi algo que achei realmente diferente e tornou a história bem singular.
meu primeiro histórico de leitura foi comparando esse livro a ?os sete maridos de evelyn hugo?, pois segue uma linha muito parecida - a cada capítulo/parte do livro, somos apresentados a um relacionamento amoroso de samantha e a forma na qual essas pessoas a afetaram (tanto positiva quanto negativamente), sem deixar de lado seu crescimento pessoal e percepções sobre cada situação.
confesso que me irritei em alguns momentos da narrativa e, a todo momento, me questionava sobre a nota que deveria dar ao livro (até 80% da história, eu estava certa de que a trama merecia duas estrelas e acabou que eu dei mais meia estrela). mas aos poucos, fui entendendo a proposta maior por trás das cenas que foram descritas e que, em sua maioria, eram da samantha agindo com MUITA imaturidade - mesmo com todas as suas ações que deveriam ser consideradas ?maduras?.
esse é um livro nacional bom para fazer em algumas horas e refletir sobre várias questões - aviso desde já que esse NÃO é um livro leve, mas é uma leitura bem fluída.
e o final, ah, foi simplesmente diferente de que
TUDO que eu havia imaginado.
não é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa, mas fica aqui esta resenha, porque apoio e difusão dos livros brasileiros é sempre bom demais ;)
lembrete do óbvio (que precisa ser dito): NÃO PIRATEIEM LIVROS NACIONAIS!
abraços e boa leitura.