A Noiva de Lindorf

A Noiva de Lindorf Letitia Elizabeth Landon




Resenhas - A Noiva de Lindorf


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Gárgula 05/01/2022

A Noiva de Lindorf, de Letitia Elizabeth Landon
Uma nova história em duas partes
Terminei de ler o drama gótico A Noiva de Lindorf, de Letitia Elizabeth Landon, que se divide em duas partes. Uma história que acaba surpreendendo pelas viradas presentes no enredo.

Com tradução de Carlos Primati, ambos os livretos são publicações da Editora Clepsidra para o Clube Raridades do Conto Gótico. A primeira parte traz, como já se sabe, a apresentação de Cid Vale Ferreira, que dá ao leitor a ideia de quem era a autora, assim como da sua época.

Uma estranha história de família
Adentrar na família Lindorf é inegavelmente se afundar em segredos. O leitor acaba testemunha do dia a dia da família, conhecendo todos pelo olhar do belíssimo jovem Ernest von Hermanstadst.

Seu tio, o Barão de Lindorf, é um homem atormentado sem que se saiba o motivo. Apesar de tudo, o jovem tem no tio um parente por demais querido. Sua prima, Pauline, não conquista seu coração e o jovem ainda prefere seus estudos ao casamento com a familiar.

Mas tudo muda de repente quando Ernest acha uma estranha passagem e nela, algo que nunca imaginaria encontrar. Deste ponto em diante a vida do jovem estará fadada à desgraça por uma estranha sombra que atravessa gerações.

Considerações finais
Apesar de não ser a minha história favorita do Clube Raridades do Conto Gótico, esta obra chama atenção pelo desenrolar dos fatos.

Ao final de sua leitura, acabo lembrando da história de vida da própria autora, comentada por Cid na apresentação. Seu final, completamente funesto, acaba sendo de certa forma tão sinistro quanto o fim do drama que escreve. Dessa maneira, estaria no casamento o grilhão maldito do destino?

São aquelas pequenas semelhanças que nos fazem sentir aquele estranho arrepio. Vale certamente a leitura.

site: https://cantodogargula.com.br/2021/11/16/a-noiva-de-lindorf-de-lititia-elizabeth-landon/
comentários(0)comente



Luísa Anjos 19/04/2023

O prefácio deste livreto me deixou instigada - não é algo pequeno se referir a alguém como a ?Safo Britânica? ou uma ?Lord Byron feminina?. Esse foi o primeiro aspecto que me cativou a seguir a leitura, como que para confirmar se essas atribuições são coerentes mesmo. E, de fato, são.

Em poucas páginas fui imersa por uma escrita igualmente poética e concisa, claro que a tradução também tem seu papel nisso, um enredo interessante e cheio de curiosidades e um cenário lindamente construído.

Fiquei feliz de retomar a leitura dos livretos do Clube de Raridades do Conto Gótico e me deparar logo com essa maravilha. Ansiosa pela parte dois!!
comentários(0)comente



Kit 06/08/2023

Achei um pouco enrolado, mas a escrita é muito tranquila e tem uma ambientação muito boa, vamos ver como vai ser a conclusão na parte 2.
comentários(0)comente



Rozana 14/09/2021

Romance gótico
Esta primeira parte apresenta os personagens e suas personalidades e o inicio do romance entre Enerst e Pauline.

Como a falta de diálogo pode nos levar a conclusões erradas sobre as atitudes e pensamentos do outro.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR