Crônicas da Juventude

Crônicas da Juventude Guy Delisle




Resenhas - Crônicas da Juventude


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Junior.Almeida 03/04/2022

Homens-máquinas ou máquinas-homens?
Nesta história em quadrinhos, o quadrinista fraco-canadense Guy Deslile relata como foi sua experiência em trabalhar durante três verões em uma fábrica de papel no Québec.

A história em quadrinhos relata o mundo do trabalho em uma grande fábrica canadense nos anos 80 e traz questionamentos a cerca do mecanicismo desse ambiente predominante masculino. Tal crítica se semelhante bastante a mesma feita na clássica comédia "Tempos Modernos" de Charles Chaplin.

Deslile também aborda o relacionamento distante com o pai, também funcionário da mesma fábrica na época, entretanto como engenheiro.
comentários(0)comente



Armando.Edra 27/08/2022

Haja papel!
Crônicas da Juventude é uma HQ simples e direto. Ela não tenta promover um grande debate sobre o trabalho na indústria do papel ou sobre as relações paternais, só pincela esses assuntos sem se aprofundar tanto.

O autor canadense, Guy Delisle, retrata nesta obra sua rotina de 3 verões de trabalho na fábrica de papel. Não chega a ser uma leitura monótona, mas também não é daquelas mais empolgantes. É um claro retrato do dia a dia de trabalho.

Guy não ligava para a distância afetiva que tinha com o seu pai, mesmo trabalhando no mesmo local de trabalho, o que torna essa relação um tanto quanto dispensável para a história que está sendo contada.

Acho que Crônicas da Juventude se encaixa perfeitamente na categoria da mediocridade. Não agrega tanto assim, mas também é uma leitura ok.
comentários(0)comente



Felipe HQs e Mais 12/09/2023

O primeiro emprego
Não conhecia o trabalho do quadrinista canadense Guy Delisle até participar da promoção da editora Zarabatana e receber seu 'Crônicas da Juventude'. Que sorte a minha, em dobro!

Delisle é um artista de mão cheia, que consegue retratar em quadros simples uma narrativa que te mantém entretido do início ao fim.

'Crônicas da Juventude' é quase uma biografia de Delisle em seus primeiros anos no mercado de trabalho. Estudante de Animação, o canadense precisa trabalhar durante os verões na centenária fábrica de papel onde seu pai já trabalha.

E é aí que esse gibi me pegou de jeito! Meu primeiro estágio (eu era técnico em eletrônica) foi em uma grande fábrica, com seus inúmeros setores, processos, chefes, etc etc. Apesar do ambiente bacana, aquela não era minha área (depois eu estudei publicidade), mas aquele estágio, por ser o primeiro compromisso profissional de minha vida, formou as bases de minhas relações trabalhistas. E acho que todo mundo que ler 'Crônicas' vai sentir isso, ao ver Guy Delisle retratar com poucos traços e poucas cores os seus aprendizados naquela fábrica.

Que leitura boa! E que bom foi descobrir, tardiamente, esse desenhista canadense! Pra variar, vou atrás de outras obras suas, quase todas publicadas pela @Zarabatana

E você, já conhecia esse autor? Se você está na casa dos 30, 40 anos, e já passou pelas experiências de primeiros empregos, eu garanto que tu vai gostar desse gibi!
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR