Amor ou algo assim

Amor ou algo assim Mariana Chazanas




Resenhas - Amor ou Algo Assim


134 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Aione 23/02/2022

Amor ou algo assim é a novela contemporânea de Mariana Chazanas, cuja escrita conheci através do romance histórico A Estrada Para São Paulo. Publicada de maneira independente na plataforma KDP da Amazon, foi uma leitura rápida e envolvente, que confirmou meu gosto pelas histórias da autora.

Na adolescência, Raffa sofria bullyings diários nas mãos de Caê. Mesmo após vinte anos e sendo atualmente um ator de sucesso, o rancor permanece — assim como a vontade de um acerto de contas. Quando Raffa se vê obrigado a voltar à cidade natal para o casamento da irmã, a oportunidade surge antes que ele pudesse imaginá-la.

Narrado em terceira pessoa, acompanhando a perspectiva de Raffa, Amor ou algo assim me conquistou desde os primeiros parágrafos, seja pela escrita convidativa de Mariana Chazanas, sejam pelos mistérios sugeridos a respeito do passado dos personagens. Embora saibamos que algo muito impactante entre eles tenha marcado a adolescência de ambos, só vamos descobrir os pormenores no final do enredo. Até lá, pistas vão sendo insinuadas aos poucos. Aliás, essa é uma característica da narrativa: sugerir emoções e acontecimentos, em vez de dizê-los de maneira explícita, convidando quem lê a interpretar o que foi dito. Sendo uma novela — e, portanto, uma narrativa mais curta —, a história é muito bem aproveitada dentro do espaço que tinha para ser desenvolvida, entregando, também, uma leitura mais rápida.

Sem sombra de dúvidas, a atmosfera de Amor ou algo assim é de tensão. O passado complicado e não revelado traz a tensão angustiante, já que não sabemos o que houve e tememos a revelação por seu potencial arrasador — mesmo continuando curiosos por ela. Contudo, a maior tensão narrativa diz respeito à eletrizante química sexual entre Raffa e Caê. Mariana Chazanas trabalha muito bem os sentimentos mal resolvidos entre os personagens, mesclando ressentimentos com atração e tornando tudo confuso para os dois. E, embora haja tantos sentimentos carregados permeando a leitura, ela consegue ser leve e muito gostosa de se acompanhar.

Em relação a possíveis conteúdos sensíveis, Amor ou algo assim faz referência à tentativa de suicídio e automutilação, mas não de maneira gráfica, assim como aborda bullying e abuso familiar. Também, traz cenas eróticas, não sendo recomendado para menores de 16 anos.

Em linhas gerais, adorei Amor ou algo assim sobretudo por trazer sentimentos tão intensos e viscerais, retratando personagens confusos e nada perfeitos — ao contrário, extremamente humanos. Assim como em A Estrada Para São Paulo, os relacionamentos aqui são complexos, afetados por inúmeras camadas, e adorei como Mariana Chazanas desenvolveu Raffa e Caê e suas devidas redenções. Fica o elogio, também, à maneira de como a autora conseguiu manter uma leitura leve, apesar dos temas abordados e da atmosfera de tensão.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/02/23/resenha-amor-ou-algo-assim-mariana-chazanas/
comentários(0)comente



autorithy 17/06/2024

O único defeito é que acaba, rsrsrs.
MEU DEUS, que experiência arrebatadora!!! raffa e caê vocês tem meu coração. vocês sabem! ?

Eu não dava nada por esse livro, até tentei ler em fevereiro desse ano, mas não tinha rolado, achei os dois primeiros capítulos muito chatos e cansativo. Ai por esses dias resolvi pegá-lo novamente e foi exatamente no momento certo.

Me conectei profundamente com os dois, me coloquei no lugar, torci, chorei, rir, fiquei puto e muito mais, tive um misto de emoções por esses meninos. Parecia que eu tava vendo um filme ou estava acompanhando-os como se eu fosse um narrador oculto. Me senti muito próximo deles. ???

Uma adaptação desse livro ia ser perfeito, porque a estória é muito interessante, o personagem principal realmente tem motivos para odiar, não são bobeiras. A narrativa é construída bem estruturada, revelando momentos da adolescência aos poucos, instigando a gente a querer saber o que aconteceu no passado. No final das contas é uma linda história de amor, marcada por mal entendidos e interrupções familiares.
dedag 17/06/2024minha estante
foi pra lista!!


autorithy 18/06/2024minha estante
oba!!




Lany_ 17/09/2021

Uma leitura rápida
Tem poucas páginas, então é ótimo pra ler em uma tarde, a escrita é ótima e gostei da história! Acho que ainda não tinha lido esse tipo de enemies to lovers, mas preciso de puma continuação pra ver melhor o desenvolvimento da relação dos dois, como eles vão seguir lidando com todas as feridas e cicatrizes do passado... A espera do próximo livro?
comentários(0)comente



ellensbook 06/02/2022

A capa fofa engana bastante kkkkk só um aviso: não vá esperando um romance fofo pq a história passa bem longe disso

É um romance haters to lovers, o Raffa, personagem principal gosta bastante de palavrão e o passado dele com o seu "inimigo"/"crush" é um tanto pesado. Tem gatilho de violência, agressão psicológica, humilhação e talvez até mais

Bom, só por essas informações já digo que não é o tipo de romance q curto, e por ter caído da na história de paraquedas, esperando um romance aquileno fofo, o meu choque foi maior kkkkk

Eu gostei, mas é, não é oq curto, a narrativa da autora me deixou um tanto confusa em momentos onde tinha diálogo pq ficava realmente bem confuso saber quem q tava falando oq, eu tinha q reler o diálogo e a narrativa pra ver se era quem eu estava pensando

É isso
comentários(0)comente



Elaylay 20/09/2022

Achei triste
Eu acho que eu não tenho muito a dizer além disso, queria muito que tivesse um epílogo com passagem de tempo onde mostra o que aconteceu depois com o personagens, ficaram juntos? Resolveram namorar? Ou foi caso de algumas vezes e acabou?

O livro é basicamente um conto, bem curto, coloquei que demorei uma semana para ler porque não sei que dia comecei (só quando finalizei) mas se bobiar li em um dia ou dois, só que eu achei dolorido, não me apeguei muito aos personagens ao ponto de chorar por eles, mas, meu coração apertava com suas histórias, o passado de um dos protagonistas e o presente de outro. Entendo as atitudes "infantis", quem sou eu para julgar alguém tão machucado de querer devolver a dor aquele que o praticamente o quebrou de dentro para fora.
comentários(0)comente



ranylson.carvalho 27/11/2021

Interessante
Confesso que não curti tanta amargura no decorrer da estória. Ficou meio exagerado. Mas Caê e Raffa têm uma química muito intensa, em alguns momentos mórbida, mas nada superficial. Achei muito interessante como a autora dissecou esse amor e ódio dos dois. Claro, por se tratar de um conto, não houve espaço suficiente pra esclarecer melhor algumas coisas; isso deixou as lembranças do passado muito confusas, algumas eu deduzi rsrs. No fim das contas, o conto me agradou muito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anna Júlia 04/01/2024

Livro sensacional e maravilhoso!!!!
Não sei como eu começo essa resenha, esse livro me impactou de tantas formas...

Quando comecei a ler, achava que seria mais um livro comum e mal escrito, por ser nacional, quem ler livros nacional sabe dos traumas... Enfim, achei que seria ruim e não ia gostar.

No entanto, foi tantas emoções misturadas, primeiro fiquei com raiva do protagonista, depois do outro protagonista, daí da irmã, e fiquei triste, e chorei, e depois torcia tanto para acabar tudo bem.

Só posso dizer que eu amei a história, o livro, a capa a sinopse tudo, amei, cara se eu pudesse eu apagaria minha memória só para sentir tudo de novo, amei demais.

Eles mereciam esse final, foi um pouco estranho porque todos do passa já tinham morrido, mas todo o ressentimento e raiva parecia tão vivo, real e presente que eles não fizeram falta, amei cada pedacinho.

Só de saber do final, cara valeu a penas tudo o que eu senti.

Amei todos os personagens, o desenvolvimento, a autora foi simplesmente surreal, estou com medo de ler outros livros dela e me decepcionar por ser inferior, toda os detalhamentos, diálogos foram tão bem conectados, eu simplesmente adorei, que livros excepcional!!!
comentários(0)comente



Gabriel Germano 26/09/2021

Me deixou querendo mais.
Peguei esse conto pra ler sem pretensão, já estava a quase um mês sem conseguir ler nada e foi uma ótima leitura. A escrita fluiu bem, a história me chamou atenção, mas fiquei querendo saber mais. A autora tinha nas mãos (na minha opinião), uma oportunidade de desenvolver os personagens ainda mais, dar profundidade as situações descritas e discutir a problemática do bullying que propõe.
Recomendo pra quem quer leituras rápidas.
comentários(0)comente



Vinícius Lapa 03/06/2024

Amor ou algo assim... bem complicado.
Gostei muito da escrita da autora. É bem fluída e descreve bem as personagens e os lugares. De fato, se o livro fosse escrito em primeira pessoa seria melhor, mas entendi o motivo da escolha da autora.

A história é bem interessante e a autora soube segurar muito bem a minha atenção e curiosidade em saber o que havia, de tão grave acontecido "naquele dia". Gerou o sentimento de empatia pelas personagens do livro, o que é o mais importante.

Sobre as personagens principais (Raffael Monteiro e Carlos Henrique Fratelli), são muito boas, mas aqui acredito que os sentimentos por cada um vão ser bem conflitantes a depender do seu ponto de vista, mas o que eu vejo é que nessa história, foram mostrados todos os lados das partes envolvidas e então é impossível não sentir raiva e compaixão pelos personagens principais devido suas ações.

Ponto importante é que a temática do livro gira entorno do bullying sofrido na adolescência e seus desdobramentos, o que é constantemente abordado no livro, que para efeitos de desenvolvimento da narrativa no plot proposto, senti que foi ligeiramente romantizada, apesar de evidenciar as consequências, o tratamento da temática no quesito de ajuda às personagens ficou muito em segundo plano, gerando algumas cenas meio que controversas. Não tem como se compadecer com a situação do Raffa adolescente do Caê adulto.

Há uma simplificação e facilitação narrativa muito grande no desfecho da história que pode não agradar aos mais exigentes, mas gostei. Gostaria muito mais se houvesse uma adaptação para um filme, pois queria muito ver a dramatização da cena do restaurante, quando Raffa volta para Doratéia e reencontra Caê.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sophi 02/08/2024

Muito enemies, forçou lover
Isso sim é enemies to lovers, pra ser sincera eu achei até uma vibe dark romance KKKKKK. Acho que fui com as expectativas erradas e acabei dando de cara no chão. Achei meio caricato o ódio deles, mas ao mesmo tempo fiquei muito instigada para ver como isso ia se transformar em romance. Resumo: o verdadeiro enemies to lovers
comentários(0)comente



karen472 09/04/2022

chorei chorei
peguei esse livro esperando uma tensão sexual entre eles, enemy to lovers, se resolvessem e ficassem amorzinhos, e recebi depressão e lágrimas, não achei que ia chorar, mas olha, foi muito bom, gostei, o final foi legal, se tivesse mais eu totalmente leria.

4/5
comentários(0)comente



Flor do deserto 31/12/2021

O verdadeiro enemies to lovers
Achei que seria só um clichê LGBTQIA+, porém me vi surpresa quando me foi entregue aquele Enemies to Lovers de Respeito! Sim, eles se odeiam de querer socar a cara um do outro, um ódio quase mortal por conta de um passado sombrio de ambos, de cicatrizes, mas que na verdade, escondia amor e pura tensão sexual. Livro aparentemente fofinho, que traz personagens cheios de camadas, as quais foram bem exploradas nas suas poucas páginas e hots de tirar o fôlego. Surtei? Sim! E óbvio que AMEI.
comentários(0)comente



raphaeltf 10/09/2023

Nada poderia me preparar para essa história...
Antes de mais nada, preciso confessar que esse livro foi uma grande surpresa para mim. Uma leitura LGBT na faixa dos 25/30 anos é tudo o que eu tenho buscado atualmente. Tentar sair um pouco do clichê "coming of age" para mergulhar em histórias que conversem mais com a minha realidade atual.

O grande lance é que esse livro não foi nada como eu havia imaginado. Seja pela capa linda, pelo enredo "enemies to lovers", pela premissa "novelão" que somente uma boa farofa 🤬 #$%!& pode me proporcionar, sabe? Eu quebrei a minha cara conforme fui lendo, e preciso admitir: amei cada parágrafo lido.

A história de Raffa e Caê, embora caia em alguns clichês clássicos, ainda assim consegue sobressair diante de sua proposta. Trazendo uma pegada romântica, séria, erótica, engraçada e até mesmo triste, a história desses dois te cativa e te faz torcer para um final feliz a todo custo. Afinal, os dois já sofreram demais no passado né?

Enfim, acabei de terminar de ler, e não podia deixar passar sem uma resenha. Tô morrendo de medo da ressaca literária que eu vou sentir. E não vou mentir dizendo que não espero uma continuação, pq sendo bem sincero... eu ia amar ler mais sobre eles dois.

Para finalizar, "Amor ou algo assim" veio em um momento muito oportuno, e eu seria um imbecil se não recomendasse a leitura para outras pessoas. Precisamos de cada vez mais livros LGBT disponíveis. Precisamos de mais finais felizes. Precisamos de mais histórias que soem reais. E precisamos de mais histórias de gays adultos.

É isso gente. Leiam esse livro. Abraço.
comentários(0)comente



134 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR