Paula Zawatski | @paulazawatski 22/06/2022
Peculiaridades e um romance apaixonante
Avaliação: 4 estrelas (adorei muito, recomendado com força);
Leitura nº 31 do ano de 2022.
Romance de época, primeiro livro da Trilogia Os Brimley.
"Acho que podemos melhorar nossas dores quando encontramos alguém especial."
Um dos melhores fatos literários do ano foi conhecer a escrita da Letícia Gomes. Comecei pela primeira série que ela escreveu: Os Quatro Amores, por indicação de uma amiga, e foi puro amor.
Letícia sabe criar enredos interessantes, entrelaçando histórias difíceis e personagens complexos, sabendo trabalhar muito bem e com sensibilidade.
- Nesse romance conhecemos Ezio e Felicity:
- Ele acreditou a vida todo que era filho ilegítimo de um marinheiro inglês com uma bailarina italiana. Durante sua vida na Itália passaram dificuldades, até fome, ele se sujeitando a vender seu corpo para que sua mãe não fosse obrigada a fazer o mesmo. Porém na verdade seu pai, que era casado oficialmente com sua mãe, era um aristocrata, irmão de um visconde. Quando seu tio está muito doente um advogado vai em busca de Ezio na Itália, para que suas filhas tenham amparo e que a mais velha não fosse obrigada a se casar por obrigação. Entretanto a obrigação de casar-se recaiu em Ezio, já que a família estava financeiramente em frangalhos, assim como suas moradias, então ele precisará casar visando no dote da noiva. Mas ele não aceita não se casar por amor, e está decidido a conquistar um certa mulher mascarada com que dançou.
- Felicity tem uma peculiaridade física que faz com que ela seja renegada pela alta sociedade londrina (peculiaridade essa que eu sonhava em ler em um romance) e ela mesma acaba se menosprezando por conta da aparência. Ela reluta muito em se entregar para o mocinho, para abrir-se para a possibilidade de amar e ser amada.
- A química do casal é muito palpável para quem lê, o que é muito gostoso e dá um quentinho no coração. Além de química o casal tem muito carinho, seja nas conversas, na conquista. É muito bonito de ver.
- O mocinho é incrível! A mocinha tem uma resiliência maravilhosa! A forma com que é tudo abordado e conduzido na história faz com a história de amor nos conquiste ainda mais fundo.
- Além da peculiaridade física da mocinha, temos o fato do mocinho ser estrangeiro, como isso era visto na época e como ele se portava em relação a isso.
Por mais que esse livro ainda tenha sido um pouquinho mais longo que o necessário, é notável o amadurecimento da autora com relação a construção narrativa da história, ela conduz a trama de forma mais direta, com descrições mais concisas, o que deixa a leitura mais fluida.
Recomendo demais a história, bem como os demais romances da autora. É um romance que nos faz pensar muito em relação as aparências, nos faz repensar de como uma pessoa “diferente” era tratada e inferiorizada na sociedade da época.