spoiler visualizarAnisans 10/02/2024
É o primeiro audiobook de romance longo que ouço no audible agora que a plataforma chegou ao Brasil oficialmente, confesso que antes de iniciar, a leitura me deixou um tanto apreensivo por conta das opiniões negativas que estava gerando, principalmente porque amei o primeiro livro e estava com receio do segundo não chegar à altura de seu antecessor. Tendo isso em mente, é muito bom agora poder dizer que a precipitação foi equivocada, já que o livro é ótimo e não falha em trazer os elementos que já estamos acostumados a ver nesse pequeno universo, além de trazer novas tensões acerca de cada personagem e das relações, tendo passado dois anos após os eventos do primeiro livro. Nesta sequência, a trama principal se dá em cima do assunto de casamento, no decorrer do livro vemos através dos olhos de Luc e de Oliver três casamentos diferentes, o que abre margem para a ideia do seu próprio casamento ser cogitada, de qualquer forma, se tratando desses dois personagens, já temos ciência de que nem tudo irá confome o que se esperaria tradicionalmente. A trajetória como um todo é tão bem humorada quanto o primeiro livro e me fez rir demais, parte disso também se dá por conta da narração da Audible ter sido de ótima qualidade, realmente abraçando a personalidade dos personagens. Por outro lado, a obra é muito mais do que apenas uma comédia sobre casamentos, já que também trata de assuntos de cunho psicológico, ético, familiar e pressões de vida adulta com aprofundamento idôneo, tendo em vista as diferentes camadas e discussões abordadas ao longo dessas 430 páginas. Bom, falando do elenco de personagens secundários, para mim permanece a mesma coisa, o que é muito bom, já que eu adorei essa presença no primeiro livro, a sinergia entre esses e os dois que formam o casal protagonista é excelente e em todas as conversas que ocorrem entre eles há um fundo tão confortável que o leitor é simplesmente transportado ali para o meio. A escrita do autor continua fluida como antes, a trama se situa muito bem e vai sedimentando os assuntos sóbrios conforme o passar dos dias dos personagens entre um evento e outro.
Vi em algumas resenhas aqui e ali falando que eles não tiveram desenvolvimento ou até mesmo que perderam o desenvolvimento que haviam obtido no primeiro livro e queria apenas dizer que discordo, entendo que durante boa parte do livro nós ficamos apenas a espectar discussões entre Luc e Oliver, porém eu percebo que seria pelo menos néscio de minha parte ignorar o progresso que eles tiveram no decorrer desse livro através inclusive dessas discussões. Eu entendo comigo mesmo que desenvolvimento não nasce apenas em momentos pacíficos, mas sim que também é necessário darmos atenção a todo o pensamento e ideia progressista derivada de momentos conflituosos, pois estes são tão válidos quanto.
Para finalizar quero comentar sobre o final, não é difícil perceber que este não agradou a maioria dos leitores que passaram por essa obra, entendo de fato que o esperado seria deixá-los felizmente casados, eu pessoalmente não teria reclamado disso pois também gosto desse tipo de encerramento. Mas dadas as circunstâncias, gostei fortemente do final dado aos dois mesmo que tenha fugido do mais tradicional, aprecio muito a coragem do autor de ter escolhido ir por esse caminho e defendo que um desfecho desse gênero para esse contexto coube muito bem à eles, afinal, é bem incomum ver Luc e Oliver caminhando por linhas retas.
No mais, amei as cenas em que estiveram juntos pacificamente e sinto que serviu demais para matar as saudades.