JP_Felix 22/09/2024
Não preciso que me digam nada!
Honestamente, o grande defeito é ser um livro relativamente curto que demora tanto a engrenar. Certo, a construção é válida, importante, justificada, mas só lá pela metade vemos isso refletindo na prática.
Afora isso, tudo é bem instigante, quando as coisas começam a andar, e com isso quero dizer o mistério em si, do assassinato à investigação. Como imagino que sempre irá acontecer comigo nos livros da gata triste, eu não me aloco bem na história, são muitos personagens, muitos nomes, e só consigo identificar e diferenciar pelos acontecimentos e características mais marcantes de quando as coisas acontecem com mais intensidade, poucas vezes identificando alguém por nome ou cargo.
Ainda assim, no final, é muito satisfatório ver um bom mistério que respeita a inteligência do leitor e não dá pistas falsas apenas para criar uma futura reviravolta completamente imprevisível no pior estilo "rá,, por essa você não esperava". Não, nada disso, o livro nos convida a conhecer o mistério e refletir sobre ele, sendo até possível imaginar o que é o desfecho final, embora os detalhes dificilmente possam ser previstos, visto que Poirot é realmente bem construído como competente e lógico, não apenas uma pessoa comum cujo mistério é desvendado por meras facilidades de roteiro.
No fim, é um salto muito positivo, e creio que se eu tivesse tipo a possibilidade material de ter lido de uma só vez, a experiência teria sido ainda melhor, pois aqui os pequenos detalhes importam tanto para a trama macro quanto para as sutilezas que se mostram cativantes depois, e manter tudo recente ajuda bastante a experiência.