xelaoloc 20/02/2022
Moral do livro; não amem que nem malucos???
Morte no Nilo é um livro da Gata sobre os personagens; então você precisa ir com paciência pra isso??
Eu, no caso, não fui, então ateeee acontecer a bentida morte nada de mais acontece, por isso eu quase abondonei o livro diversas vezes até a metade +/-? {sim, as coisas começam a ter emoção só aí}??
?Não que o livro seja ruim, pelo contrário, a criação dos personagens, a complexidade deles e seus motivos foram trabalhados de um jeito que eu gostei bastante?
Apenas estava esperando algo mais dinâmico, o que acabou não acontecendo por um bom tempo?
??????MUITOS PERSONAGENS??????
Outro ponto que me lembrou esse livro, foi o Assassinato no Expresso, e, que nem naquele, são trilhões de personagens ((nem tantos, mas são apresentados em sequência e fica meio difícil se acostumar com quem é quem)) mas, diferente do Expresso, esse demora para acontecer...
?O final; olha, eu gostei..... mas teve umas coisas que a Gata deu uma viajada, parecia que ela queria mostrar de uma vez o que seria a continuação da vida dessas pessoas; cada uma com seu próprio ?final feliz? -- o que eu achei desnecessário, porque não cheguei a me importar tanto assim com todos eles e não fez diferença pro plot principal??
?Outra coisa importânte?
Eu sei que a Gata Triste viveu e já morreu em um tempo diferente do que o que estamos hoje em dia e que não dá pra cancelar a morta e tudo mais, MAS teve um comentário especifico que me incomodou DEMAIS na pág30 e poucos?
Um dos personagens disse essa "pequena" frase gordofóbica DO NADA, e quando eu falo DO NADA é LITERALMENTE DO NADA. COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO, eu até reli ali para tentar entender o """contexto""" mas NÃO TEM. Foi muito gratuíto e não serviu pra nada na história (o cometário em específico)?
A trama em si é interessante e tal, honestamente, foi o livro dela que eu li dela (até agora) com o final mais """"óbvio""""; não que eu tenha advinhado tudo, mas boa parte foi bem previsível eu acho??
Enfim, não é ruim??
??O FILME?
?Pode conter spoilers?
??Reclamação extra??; mds do céu que filme ruim. Na boa, é pedir de mais um filme que mostre realmente as personalidades dos personagens e -- ah, sim; OS PERSONAGENS??????!!
O livro é justamente sobre cada uma daquelas pessoas, para que dê para entender os motivos e interesses por trás de suas razões. Se você espera encontrar isso no filme, sinto muito, mas não vai rolar.
Por algum motivo sagrado, o pessoal decidiu cortar *vários* personagens e simplesmente espremer a personalidade deles em outros QUE NÃO TINHAM NADA A VER COM ISSO.
Por causa disso, óbviamente, tiveram que mexer em várias outras coisinhas, pra que tivesse algum tipo de sentido tudo o que acontece -- porque, perdãoooo, realmente foi mais fácil cortar personagens, mudar personalidades, mudar as relações entre eles, mudar QUEM MORRE*, e ignorar totalmente a obra original. Sério, esse povo leu o livro?
*Uma das pessoas que morre no filme, ta vivíssima no final da história do livro.
O filme até que é ok, mas como qualquer coisa MENOS um filme da obra??
Um fato importânte, eu realmente tentei terminar o livro antes de assisti-lo na tela grande, mas com a primeira metade beeeem parada, demorou pra fluir, então acabei indo ver o filme +/- no momento em que o Poirot começa a explicar o que diabos aconteceu; ou seja, assisti esse filme de 2HORAS todo errado pra no fim, (como eu já esperava) ter alguns detalhes cruciais para o desfecho da história, o que me desanimou ainda mais para terminar a leitura.
Imagino que teria uma experiência diferente em relação ao livro, se o tivesse concluido antes de ver o filme.
Se eu tivesse 0 noção das coisas do livro, o filme teria sido uma experiência ok, mas na boa, que merda aconteceu ali?????
Inclusive, gente, o Poirot foi pra guerra???? Ele realmente participou da guerra do começo do filme ou foi só uma coisa completamente aleatória que decidiram colocar????
?Linnet o que fizeram contigo moça? Sinto em dizer, mas ela não é babaca DESSE jeito que foi retratado no filme; todo mundo no livro é babaca, mas mostra as motivações e como aquilo parecia ser o mais próximo de certo pros personagens fazerem?