Tarde

Tarde Olavo Bilac




Resenhas -


59 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


AmandaGotardo 30/04/2023

Me senti burra
Os poemas são lindos, o problema é que eu não entendi praticamente nada deles kakakakka.
Eu li pra Unicamp, mas sinceramente, acho que não fez diferença nenhuma eu ter lido.
R. K. 30/04/2023minha estante
Poesia requer um outro modo de leitura. Tenho dificuldade também. Ouvir me ajuda a entender. Tenta audiobook ou ler em voz alta, declamando.


Deise.Maria 30/04/2023minha estante
É bem complicado mesmo mas isso não te faz burra , só tem obras que não se encaixa mesmo acabei de ler um box de Fernando


Deise.Maria 30/04/2023minha estante
Continuando..... kkk acabei de ler um box de Fernando Pessoa e cara tinha poemas que ao meu ver não dizia coisa com coisa sem nexo mas como tô na vibe de incorporar mais clássicos as minhas leituras embarquei de pesquisar mais sobre as obras dele para poder ter maior compreensão


AmandaGotardo 01/05/2023minha estante
ler em voz alta me ajuda, vou tentar audiobook tbm obggg pelas dicas


AmandaGotardo 01/05/2023minha estante
nossa Fernando Pessoa é muito difícil também, li Mensagem e eu não faço ideia qual foi a mensagem kakakkakakkaka


Deise.Maria 01/05/2023minha estante
Kkkkkkkkk entendo vc kk




Vinícius 15/11/2021

O Parnasiano
Olavo Bilac foi um dos ícones da poesia parnasiana do século XIX. A Tarde trás sonetos que fizeram do autor uma dos maiores no gênero em nosso país.
comentários(0)comente



Jonathas dos Santos Benvindo 31/01/2022

Esse livro parece estar faltando alguns poemas, mas o texto é um exemplo do parnasianismo (um movimento literatura que mais embeleza o texto do que realmente transmite uma mensagem). São poemas bonitos, alguns mais tocantes quando se consegue entender rs leitura tranquila pra uma tarde de chuva
comentários(0)comente



luiza 16/03/2022

t amo olavo bilac
+ uma leiturinha de vestibular pra conta ?

não dava absolutamente nada pros poemas do olavo bilac até porque o parnasianismo é sim a escola literária mais xoxa e superficial de todas

mas MEU DEUS

não entendo esses parnasianos jurando que não tem sentimentalismo em suas obras, mas a gnt da um desconto pq o olavo era do povo ent tinha sim uns sentimentos aí

tem poemas MARAVILHOSOS (inclusive aconselho a leitura aleatória deles pq nenhum se completa, ent se divirta lendo aleatoriamente)

segue aqui a lista dos meus poemas favoritos:
? ciclo
? dualismo
? a um triste
? remorso
? assombração
? palavras
comentários(0)comente



Duda 19/05/2022

Não é pra mim
Pontos positivos:

- alguns poemas são bonitinhos

Pontos negativos:

- mto chato
- linguagem
- repetitivo
comentários(0)comente



Thalezito 25/07/2022

Poesia Altiva
Olavo Bilac faz parte do movimento parnasiano, que preza pelo preciosismo linguístico e o culto a forma, e seus poemas são feitos em forma de sonetos. O parnasianismo encontra seu correspondente na pintura com o impressionismo, que preza por pinturas com tecnica e forma.

Os sonetos presentes nesse livro consistem de vários temas clássicos e caros para a poesia parnasiana. Meus sonetos favoritos do livro são: Remorso, Abstração, Sonho e Sinfonia.
comentários(0)comente



AiedailGuine 27/07/2022

Olavo Bilac parece às vezes espiar minha vida, e às vezes também parecer de outro mundo. É interessante passar por seus poemas e de forma indireta criar cenários marcantes.
comentários(0)comente



cass.luce 10/08/2022

Tarde?
Gostei muito dos poemas, são fortes e reflexivos, não impedindo de ser uma leitura rápida e fluída. Gostei em especial do poema ?Frutidoro?, da página 94.
comentários(0)comente



Marcella.Audrea 14/08/2022

Poemas gostosos
São poemas de leitura fácil, o grande problema pra mim foram os de pegada bem parnasiana, eu não tenho muito interesse nesse tipo e nem paciência. Mas os poemas de amor são lindos, mais pro final do livro. Saldo positivo porque eu não sou muito de ler poesia e pra mim foi até que gostosinho tirar um dia pra ler.
comentários(0)comente



enzopalacio 26/10/2022

Reconheço que são ótimos poemas, mas não é o meu tipo favorito de leitura, mesmo que eu ache um tanto sem sentido o ódio contra os parnasianos. Tarde é um livro claramente escrito por um sujeito na maturidade, com tom reflexivo e nostálgico.
comentários(0)comente



Paty 01/11/2022

Deixei por último esse livro da leitura obrigatória da unicamp e me surpreendi bastante. A leitura não é fácil mas também não é um bicho de 7 cabeças. Não foi feito pra ser lido com pressa mas com calma e análise (e um dicionário do lado pode ajudar), por esse motivo crítico um pouco esse tipo de leitura para o vestibular já que são mais de 20 livros se vc considerar unicamp e fuvest.
comentários(0)comente



Biaaa_Pascotto 05/11/2022

Fim
Bem melancolico!
Olavo Bilac reflete sobre a chegada do fim de sua vida. Sobre suas vivências e a traquilidade como lidou com a velhice
comentários(0)comente



madu.beber 06/11/2022

n sou mt fã de poemas, entretanto esse livro me tocou mt e me fez observar diversas coisas cm outros olhos e me emocionar com coisas até banais
comentários(0)comente



Daniel4 21/11/2022

Tarde
O livro Tarde, publicado postumamente em 1919, reúne diversos sonetos em tom crepuscular, reflexivo e nostálgico, de um eu lírico que está frente a velhice.

Olavo Bilac é o maior nome do parnasianismo no Brasil e, pertencendo ao movimento, traz em suas obras as características dele.

Essa obra é sem dúvida o filé do parnasianismo brasileiro e da produção de Bilac, unindo poesia e a poética métrica típica do movimento a uma reflexão profundamente produtiva.
comentários(0)comente



Julia 27/12/2022

Foste o beijo melhor da minha vida,
Ou talvez o pior... Glória e tormento
Contigo a luz subi do firmamento,
Contigo fui pela infernal descida!
comentários(0)comente



59 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR