livrosepixels 23/01/2023"oi, sumidos...", disse o extraterrestre...O ser humano sempre sonha como será o primeiro contato com nossos irmãos (ou inimigos) galáticos. Seja eles hostis (como o frenético Independence Day) ou benevolentes (como o maravilhoso The Arrival), a verdade é que não temos a mínima ideia.
Neste conto, que lembra bastante o começo de O dia em que a Terra Parou ou até mesmo Encontro com Rama, vemos o alvoroço que acomete o mundo ao saber que não estamos mais sozinhos, e que os seres das estrelas estão vindo ao nosso encontro.
O bacana é que assim como não sabemos nos comunicar com uma cultura totalmente diferente, os aliens também não fazem um contato direto; primeiramente eles ficam ali quietos, observadores, pairando perto da Lua. Leva um tempo para alguns cientistas identificarem o porque e começarem a entender a sua forma de agir.
Depois disso é que um primeiro contato "verbal" é estabelecido, já que agora que não houve ataque, mostrou-se mais seguro fazer a abordagem. A narrativa então discute e analisa os pontos fortes e fracos da nossa sociedade perante o desconhecido, e como tendemos a "partir pro ataque" quando desconhecemos algo e interpretamos isso como ameaça.
Mas o final, devo dizer, me decepcionou um pouco. Não creio que seres tão avançados em termos de cultura, mente e tecnologia fariam uma viagem longa pelo cosmos só para vir até nós por conta do motivo apresentado na trama, que se "resolve" de forma abrupta.
Talvez se fosse um pouco mais ousado o final, teria engrandecido ainda mais a narrativa.
Mas fora essa peculiaridade, é um ótimo conto e fica aqui minha recomendação.
site:
https://www.instagram.com/estantexbooks/