O partido dos Panteras Negras

O partido dos Panteras Negras David F. Walker...




Resenhas - O partido dos Panteras Negras


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 18/01/2022

O partido dos Panteras Negras, de David F. Walter e Marcus Kwaime Anderson
O partido dos Panteras Negras, graphic novel escrita por David F. Walter e Marcus Kwaime Anderson, publicada pela Editora Conrad, vai além das ilustrações e um bom enredo. É a história viva reunida em um livro muito bem elaborado.

De fato, os Panteras Negras se destacaram nesses últimos tempos. O símbolo que estampou o mundo após a morte do homem negro, George Floyd, um afro-americano assassinado em Minneapolis no dia 25 de maio de 2020, estrangulado pelo policial branco Derek Chauvin, que ajoelhou em seu pescoço durante uma abordagem por supostamente usar uma nota falsificada de vinte dólares em um supermercado. Após sua morte, protestos contra o racismo começaram a acontecer nos Estados Unidos e no mundo. Os protestos reuniram milhões de pessoas mundo afora para que atrocidades contra os negros não ocorressem novamente.

É provável que possam comparar a morte de George Floyd e a tem semelhança com a luta que os Panteras Negras travaram com os policiais e os governantes na década de 60 em que ambos lutavam pelo mesmo direito que os brancos tinham. Para que seja visto, é necessário fazer uma revolução. Seja em qualquer esfera. Social, educacional ou política. E assim nasceu o partido o partido dos Panteras Negras.

Desde sua criação, passando pelas boas ações para alimentar as famílias carentes até os atentados contra os presidentes do partido, a graphic novel destrincha os acontecimentos de uma época em que ser negro era sinônimo de inferioridade.

Personalidades tais como Martin Luter King, Angela Davis, Huey P. Newton, Bobby Seale, Kathleen Cleaver, Fred Hampton estão em destaque no livro, além de reunir principais acontecimentos de suas vidas durante a atuação do partido.

Inegavelmente, o destaque vai para as ilustrações realistas que tornam a graphic novel ainda mais crível e dá ênfase à história esquecida até o ocorrido com George Floyd em 25 de maio de 2020. É a história se repetindo.

A seguir, os dez pontos que o partido dos Panteras Negras solicitava na época em que foi fundado:

1. Queremos liberdade. Queremos o poder de desfrutar o destino de nossa comunidade negra;
2. Queremos emprego pleno para o nosso povo.
3. Queremos o fim do roubo perpetrado em nossas comunidades negras pelos brancos;
4. Queremos moradia digna, adequada ao abrigo do ser;
5. Queremos uma educação para o nosso povo que exponha a verdadeira natureza da decadente sociedade americana;
6. Queremos que todos os homens negros sejam isentos do serviço militar;
7. Queremos o fim imediato da brutalidade policial e do assassinato de pessoas negras;
8. Queremos liberdade para todos os homens negros detidos em prisões e cadeias federais, estaduais, municipais e distritais;
9. Queremos que todos os negros, quando levados a julgamento, sejam julgados num tribunal por um júri de pares ou por pessoas de suas comunidades negras, conforme definido pela Constituição dos Estados Unidos;
10. Queremos terra, pão, moradia, educação, vestimenta, justiça e paz.

Em suma, o partido dos Panteras Negras, sempre quis a igualdade entre negros e brancos. Nem que para alcança-la, teria que fazer uma revolução. E assim, o partido mudou a história americana.

O partido dos Panteras Negras, é um livro que vai além do entretenimento. É a história ilustrada em sua melhor performance. Uma graphic novel que merece ser lida e relida por diversas vezes. Leitura altamente recomendada!

Resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: https://bit.ly/iLPost1701
comentários(0)comente



Bruno.Santos 25/09/2024

Uma HQ feita com muito carinho e riqueza de detalhes, ilustrações fantásticas e textos ótimos. Confesso que me surpreendi com a história do Partido dos Panteras Negras Para Alto Defesa, eu conhecia muito pouco da história que envolvia os Panteras, gostei bastante! Talvez após terminarem de ler a história, venha um sentimento de decepção, incertezas sobre as atitudes de certos membros do grupo, o caminho que a organização toma no decorrer dos anos. Creio que o FBI dificultou muito a vida dos Panteras, mas os próprios membros do partido tiveram culpa no fim que os Panteras levaram. Infelizmente o partido não durou muitos anos, mas deixou um legado eterno para as gerações futuras. Achei bem legal os projetos sociais que o grupo implantou, como o projeto de Café da manhã para os mais necessitados, escolas com foco em estudar a história afro-americana.
comentários(0)comente



Laura 10/02/2023

Necessário
Caraca, q livro bom!
Ele conta um pouco da história do partido dos panteras negras, desde a sua criação até o fim do partido. E é mto bom ver toda essa história de resistência do povo negro norte-americano. Apesar de nós encontrarmos praticamente na mesma situação de décadas atrás, pelo menos sabemos do que somos capazes. Mas, também, foi triste ver a forma com que o partido foi desmoronando aos poucos.

Enfim, um ótimo livro para conhecer a história por cima. A ilustração é dahora e o livro é tranquilo de ler.
comentários(0)comente



Jairo Oliveira 17/02/2023

Aquela leitura que entra pro grupo de leituras obrigatórias e essenciais. Os autores com muito trabalho conseguiram juntar uma historia complexa em un conjunto de arte esplêndido que remonta a historia do movimento negro desse grupo que causou muita controvérsia, principalmente durante sua existência. São muitos dados distribuídos entre ilustrações muito bem encaixadas. Um dos melhores quadrinhos que li. Um dos melhores livros de história que li.
comentários(0)comente



JhulianoCesar 13/04/2023

Uma HQ com uma narrativa envolvente que aborda a história e o legado do Partido dos Panteras Negras, um grupo ativista dos anos 1960 e 1970 que lutou pelos direitos civis e a igualdade racial para a comunidade negra nos Estados Unidos.

A história começa com uma entrevista fictícia com o líder histórico do Partido dos Panteras Negras, Huey P. Newton, em que ele narra a história do partido, desde sua fundação até sua ascensão e queda. A HQ também explora a vida e os desafios enfrentados por outros membros proeminentes do partido, como Bobby Seale, Eldridge Cleaver e Fred Hampton, bem como suas lutas internas e externas em meio a uma sociedade racista e opressora.

Uma das principais forças da HQ é sua representação realista e crua dos eventos históricos e das lutas enfrentadas pelo Partido dos Panteras Negras. Walker aborda questões sociais e políticas complexas, como racismo institucional, brutalidade policial, ativismo e militância, direitos civis e desigualdade racial, de uma forma poderosa e impactante. Através dos diálogos e das situações retratadas, a HQ mergulha nos desafios e dilemas enfrentados pelos membros do partido, destacando seu compromisso com a comunidade negra e sua luta por justiça e igualdade.

A única crítica aqui, que não atrapalha em nada a história, é que a mesma pode parecer apressada em certos momentos, talvez se fosse uma HQ com mais páginas, teria fluído ainda melhor, mas ainda assim está bem escrita.

No geral, "O Partido dos Panteras Negras" é uma HQ impactante e relevante que oferece uma visão envolvente e realista do legado e da luta do Partido dos Panteras Negras. Com uma narrativa poderosa e arte impressionante, a HQ é uma leitura importante para aqueles interessados na história do ativismo pelos direitos civis e na luta pela igualdade racial nos Estados Unidos.
comentários(0)comente



lisa hallowey 09/03/2022

Realidade em quadrinhos
Para quem não conhece, O Partido dos Panteras Negras foi um um partido norte-americano que surgiu na década de 60, com o objetivo voltado ao combate contra a violência policial aos negros.
Nessa Graphic novel, temos um roteiro que narra e explora o impacto e a importância dos Panteras Negras na comunidade afro americana e seus programas sociais, capturando os principais eventos daquela época. Vemos aqui também figuras importantes que fizeram parte do grupo.
As ilustrações são maravilhosas. Uma Hq que vale a pena ser lida.
comentários(0)comente



Raira26 01/06/2024

Como é triste ver como os Panteras aos poucos foram desmoronando. O fim foi lamentável. Tinha tanto caminho pela frente, tantas mudanças que ainda poderiam ser feitas, tantos progressos... É muito doido pensar o que os Panteras Negras poderiam ter sido/feito se não fosse pelo sistema racista dos EUA.

Realmente a gente termina de ler e fica com sentimentos mistos em relação à história e às figuras centrais do partido. Mas com certeza fica também a admiração por todos que lutaram até onde puderam para tentar conquistar uma sociedade mais justa para o povo negro.

Essa foi uma excelente leitura!!!
comentários(0)comente



Gabriel.Tadeu 15/06/2022

Intrigante
Uma história repleta de altos e baixos, complexa do início ao fim, lotada de nuances que me deixou intrigado e querendo conhecer mais, sobre o partido.
comentários(0)comente



Davi.Paiva 08/04/2023

Vale muito a pena
Link Amazon: https://amzn.to/3UtkT7B

O filme do super-herói Pantera Negra, em 2018, foi um marco na minha carreira de leitor. De lá para cá, aumentei muito os meus índices de leitura afro. E isso me fez despertar o desejo de querer ler algum livro sobre a origem e a história do Partido dos Panteras Negras.

Não encontrei um livro até hoje. Vi um documentário, um artigo na revista Mundo Estranho e agora li esta HQ que a priori, eu estava notando a sua linguagem inicial e pensando "isso aqui está mais para um livro do que uma HQ de fato". Todavia, mais para frente ela fica com um ar de arte sequencial em pequenos quadros contando uma história (característica fundamental das histórias em quadrinhos) e passei a vê-la como uma HQ.

Essa "confusão" afeta a qualidade da obra?

Nem um pouco.

O roteiro de David F. Walker lembra um pouco o filme "Cidade de Deus", dando fichas das pessoas importantes antes que elas façam parte da narrativa. E uma vez que elas são apresentadas, a forma como é contada o que elas fizeram ou o que fizeram com elas é impressionante: narrações em quadros estáticos contam a história tão bem quanto a arte sequencial com diálogos e interações entre personagens, como todo leitor de HQs já está acostumado.

A arte de Marcus Kwame Anderson "engana" um poquinho porque na capa parece que teremos desenhos bem trabalhados (vejam como a jaqueta do líder do partido é desenhada) e dentro vemos que tudo é bem simples. Pelo menos as cores compensam, pois ficaram muito boas.

E na soma como um todo, temos uma HQ de respeito e bem completa de um grupo político que foi muito importante para a comunidade negra, que serviu de exemplo para outras minorias e que mostrou como governos fazem manobras para acabar com eles mesmo que passem por cima das leis que eles mesmos criaram.

"O Partido dos Panteras Negras" é uma obra que vale muito a pena ser lida, estudada e apreciada.

Recomendo!
comentários(0)comente



CRIS LI 20/05/2023

Conrad nos trouxe uma Graphic Novel muito necessária!
Não vou dar conta de fazer uma resenha, então vou deixar parte do posfácio aqui pra vocês entenderem o quão brutal foi essa leitura. E ao mesmo tempo trouxe muitos esclarecimentos e dúvidas também. Paradoxal como o Partido foi. Bem assim.

" Posfácio escrito por David F. Walker, o roteirista da Graphic Novel (não confundam com HQ, tudo bem?)

"No momento em que escrevo isso, a cidade de Minneapolis está em chamas. O dia é 27 de maio de 2020 e, de fúria e frustração, protestos e violência despontaram por todo o país. A causa é a morte de George Floyd, um negro morto por policiais em Minneapolis. O assassinato brutal de Floyd foi gravado em vídeo, e é possível vê-lo com a cara no chão, implorando por sua vida enquanto um policial empurra o joelho contra o pescoço de um homem desarmado.
(...)
É 2020 e Minneapolis está em chamas porque, ainda que o ano seja diferente, os tempos são os mesmos. Entre 2013 e 2019, a polícia dos Estados Unidos matou 1949 pessoas negras. Destas quase duas mil, foi confirmado que 331 estavam desarmadas. A palavra "confirmado" é essencial, porque, se existe uma coisa que a história nos ensinou, é que "ele parecia estar armado" ou "eu temia pela minha vida"são consideradas justificativas válidas para a matança sancionada pelo Estado de uma pessoa negra, esteja armada ou não.

Escrever esse livro partiu o meu coração. Passar dias e dias pesquisando e escrevendo sobre tanta morte e violência cobrou o se preço. (...)
Entender o Partido dos Panteras Negras não é fácil. Foi um grupo complicado que deixou um legado complexo. Está tudo bem se, depois de ler esse livro, você não souber como se sentir em relação aos Panteras ou tiver sentimentos mistos.
É impossível saber o que o Partido dos Panteras Negras poderia ter sido caso não tivessem sido alvos e minados pelo Programa de Contrainteligência di FBI (COINTELPRO). em vez disso, somos deixados com a complicada história do que os Panteras Negras foram, muito influenciada pela ação externa das agências da lei determinadas a desacreditá-los e destruí-los.
comentários(0)comente



Armando.Edra 11/10/2023

A luta ainda continua...
Todo mundo sabe que o racismo é um câncer difícil de se confrontar até nos dias atuais. Mesmo com tanta informação e políticas de conscientização para evitar esse crime, ele ainda assombra nossa sociedade.

Então, já dá para ter uma noção do grande impacto que foi a criação de um partido voltado para a autodefesa de pessoas pretas num país conhecido por sua discriminação racial.

O Partido dos Panteras Negras é icônico não só pela sua causa fundamental ou por suas políticas de apoio a comunidade, mas por abrir as portas para que os menos favorecidos descobrissem a sua força interna e lutassem pelos direitos de proteger ela.

Esta HQ é precisa em sua abordagem, demonstrando o status quo que levou a criação do partido e também a sua derrocada. O único ponto que me incomodou foi o vai e vem cronológico. Isso me tirava um pouco do eixo e me deixava confuso ao tentar relembrar alguns fatos apresentados pela obra.
comentários(0)comente



023antonio 18/11/2024

Origem, Auge e Decadência
Graphic Novel muito bem desenvolvida, com um amplo material pesquisado e referenciado. Trata-se da origem do Partido dos Panteras Negras para Autodefesa, com toda a motivação por trás e o idealismo dos fundadores e de quem embarcou ao longo do caminho.
Não busca transformar os Panteras Negras em heróis acima de qualquer moral, mas demonstrar que por atitudes eles conseguiram lutar pela igualdade racial, assim como por erros, brigas de ego e ações impensadas causaram a morte de pessoas inocentes e danos irreversíveis no próprio partido.
Vale muito a leitura, principalmente para entender como as relações de poder, luta contra o racismo e guerra do Vietnã ditaram o caminho da atual estrutura social americana.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR