Suíte Tóquio (eBook)

Suíte Tóquio (eBook) Giovana Madalosso




Resenhas - Suíte Tóquio


482 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Pri 13/02/2023

Incrível
A sinceridade da escrita da autora, os detalhes de cada momento. me transportaram para a realidade de cada uma das personagens. quero ler mais livros da autora
comentários(0)comente



Beca Nolêto 12/02/2023

Não me vendeu a história mto bem
"Suite Tóquio? vai acompanhar a história de Fernanda e Maju, mãe e babá de Cora, respectivamente. Fernanda está sempre muito ocupada com seu trabalho como produtora e está apaixonada por uma diretora com quem trabalhou em um documentário. Maju trabalha integralmente como babá de Cora, o que acaba atrapalhando suas tentativas de consegui gerar um filho.

As duas mulheres, apesar de serem de realidades diferentes, enfrentam problemas iguais: o trabalho ocupa grande parte da vida delas e seus relacionamentos/casamentos enfrentam desafios. Até que um dia, após se ver sem o companheiro e sem nenhum filho para chamar de seu, Maju resolve fugir com Cora.

Tive muitos sentimentos enquanto lia o livro, mas principalmente vontade abandonar e curiosidade para saber o que aconteceria no final dessa história, ou seja, aquele dilema! O final foi um pouco decepcionante para mim, devo confessar. Esperei tudo, MENOS o que realmente foi narrado?

Eu me considero uma leitora muito empática, mas desta vez, infelizmente, não consegui me conectar com os personagens.
comentários(0)comente



Jessica Alves 11/02/2023

E lá no cantinho da vida tinha eu
Maju é a babá de Cora, que em um dia normal resolve ir embora e levar a criança junto. O livro é narrado pela babá e pela Fernanda, mãe da criança, e elas vão nos contando sobre o passado e o presente. Maju é uma babá dedicada e Fernanda uma mãe ausente, mas em conflito com esse amor e atenção escassos que dá pra filha e pro marido. Ao saber dos sentimentos e pensamentos de ambas podemos nos colocar no lugar de cada uma e entender todos os lados, enquanto vamos refletindo sobre a vida e os relacionamentos. Um livro fácil e rápido, que nos evoca diversos sentimentos e opiniões.
comentários(0)comente



denny 10/02/2023

Bom, mas faltou
Um bom livro, mas perdeu o timing de desenvolver mais as personagens. A escrita é fluída, as críticas são boas, mas não é o suficiente.
comentários(0)comente



skuser02844 08/02/2023

O que aconteceu aqui?!
Livros é um suspense, sobre um baba que sequestrar a criança que ela cuidava. Ao decorrer da história que vai ter o ponto de vista da mãe da criança e da baba, vamos descobrindo o motivo desse sequestro.

O livros é até legalzinho, só que a autora usa umas figuras de linguagem diferentes, que não me agradaram, e não gostei do final, e também não gostei da mãe da criança.
comentários(0)comente



giovana 04/02/2023

dignas de booktubers, então vou colocar como se estivesse escrevendo p uma amiga ou apenas um comentário rápido (quero participar do desafio dos livros).

é uma pataquada sem tamanho.

amei.
comentários(0)comente



Erica 01/02/2023

Ri várias vezes durante os capítulos da Maju e me irritaram profundamente os capítulos da Fernanda.
Mas, continuo sem gostar de finais abertos ?


Mapa de personagens:
Maju, a babá
Cora, a menina de 4 anos
Fernanda e Cacá, os pais
Chico, o porteiro
Yara, a documentarista
Lauro, o "marido" de Maju
Ednaldo, o caminhoneiro
comentários(0)comente



Ale 01/02/2023

Clube do Livro Martins Fontes #3
?Não acho que sejamos incompletos, somos inteiros ainda que precários.?

Fernanda não tem aptidão pra ser mãe, ou pelo menos é nisso que gosta de acreditar. Uma produtora de televisão atarefada e responsável pela renda familiar, ela não tem tempo de sobra para dedicar a sua filha Cora. Maju sempre quis ser mãe, mas passa a vida criando o filho de suas patroas. Após um desentendimento com a mãe da criança, Maju toma uma decisão: sequestrar Cora. Fernanda estava na cama com sua amante quando recebe a ligação do marido com a notícia: Cora e Maju estão desaparecidas.

Giovana Madalosso cria uma narrativa divertida e leve sobre conexões e maternidade. Acompanhar as duas protagonistas é divertido por serem personagens moralmente cinzas, ambas igualmente predispostas a fazer escolhas erradas e ter ações reprováveis, mas nunca sem uma justificativa minimamente aceitável.

A estrutura narrativa me incomodou um pouco, intercalando Maju e o sequestro de Cora com o passado de Fernanda, até o ponto onde ela chega até o momento atual e a busca pela filha desaparecida. Senti falta da investigação atrás de Cora nos dois primeiros terços do livro, mas também foi divertido entender como a família chegou aquele ponto de ebulição.

Mas ambas as narrativas conseguem ser interessantes por motivos diferentes. Também levanta algumas questões sociais dignas de uma reflexão, mas nada muito aprofundado, o livro escolhe o caminho da leveza. Giovana é famosa por ser contista e aqui é possível enxergar esses traços. O livro é rápido e episódico. O final é apressado, talvez pelo prazo dado pela editora, o que me frustrou um pouco. Mas em geral é uma leitura gostosa, lendo imaginei que daria um ótimo filme, e na discussão do clube do livro levantaram a hipótese desse livro ter sido escrito justamente para ser adaptado, e pelo visto deu certo! Suíte Tokyo vai virar filme e com certeza irei assistir.
comentários(0)comente



Gabriel 31/01/2023

Livro importante que desconstrói a ideia de mãe.
Dois temas importantes: maternidade e o trabalho doméstico. Momentos que doem na carne da classe média e se faz necessário.
comentários(0)comente



lebaptista 31/01/2023

Ninguém nasceu para ser nada
Pode não ter sido a melhor história que já li n vida, mas a escrita da Giovana tem seu enorme valor. Uma leitura envolvente, fluida e que rende ótimas reflexões.

Vale a pena se aventurar pelo universo da Maju e da Fernanda, que vivem questões tão contemporâneas e tão envolvidas no brasileiro de ser que é impossível não se identificar com alguma passagem.

No fim, ?não há nada mais distante da vida do que a idealização da vida?. E viva as mulheres na literatura do Brasil!
comentários(0)comente



Bruno.Fagundes 26/01/2023

Muito bom!!
Livro maravilhoso que trata de maneira leve e cômica situações complexas que fazem parte da realidade de muita gente.
comentários(0)comente



Matheussantossb 20/01/2023

É muito legal e entrega o que eu esperava desde as primeiras páginas: fluidez, simplicidade e muita curiosidade pelo desfecho.
comentários(0)comente



Bito Borges 19/01/2023

Sobre estar fora do lugar
Suíte Tóquio é sobre não estar no eixo em que se deveria estar. É sobre a babá que não tem certeza dos seus atos e desejos, porque se vê presa numa realidade que a enclausura tanto, que até pra encontrar o próprio namorado é uma luta. É sobre uma mulher rica que não consegue aproveitar as próprias riquezas, que acha que o dinheiro compra tudo, que só o trabalho e suas ramificações começaram a importar, porque todo o resto virou coadjuvante, comprável. É sobre seios no lugar dos olhos e olhos no lugar dos seios. Aqui, as narinas escorrem como olhos fora do lugar. É sobre Tóquio em São Paulo, e é bem interessante que seja assim. Que o nome da suíte seja Tóquio e não qualquer cidade. Como vivíamos imaginando na infância, dá aquela impressão de que tudo está do outro lado do mundo, de cabeça pra baixo. E está mesmo! Mas todos nós temos um eixo central, um cerne que é impossível arrancar ou corromper, mesmo com cada chacoalhada da vida. Cabe a nós encontrá-lo, e pra mim - (spoiler) - as personagens conseguem terminar o livro reencontrando sua conexão consigo mesmas, como um espelho apontado pro íntimo de cada uma dizendo: "Eu não sou assim. Eu sou assim".
comentários(0)comente



Lívia.Beatrice 18/01/2023

Escancarando a bolha
De um lado, temos a simples e humilde Maju, membro do invisível “exército branco” formado pelas babás, e funcionárias cuja principal função social é auxiliar as pessoas de classe média e alta. Do outro lado, há Fernanda, uma produtora de sucesso no mundo das telinhas, que contrata Maju para dar conta dos cuidados e criação de sua filha, Cora.

O livro começa pelo ápice: Maju sequestra Cora. Fernanda e seu marido Cacá demoram a perceber o que está ocorrendo com a filha, pois confiam totalmente na babá. A narrativa segue criando curiosidade e dinamismo através de capítulos intercalados entre pontos de vistas, e entre passado e presente.

Cada uma delas enxerga sua própria verdade, e são movidas por suas próprias razões. Com temas das ficções contemporâneas, como maternidade e seus conflitos, a vida profissional na sociedade patriarcal, estupro, relações homossexuais, casamentos fracassados e a exploração na relação de trabalhos.

Suíte Tóquio é uma obra de muitas camadas, e com olhares femininos bem diferentes. O título tem a ver com o quarto de empregada montado por Fernanda. Ela, movida pela culpa da “escravidão” que a babá é submetida, e ao mesmo tempo não abrindo mão de realizar todos os seus objetivos, decora o minúsculo quarto de Maju, e o apelida com este nome.

"Eu só pari a Cora. Pra ser mãe, a pessoa tem que adotar o filho depois que ele nasce."⁣

Se eu torci para alguém? Não. Posso dizer que a Fernanda me incomodou muito mais, por sua lista de privilégios, ou por ser mais verdadeira com o que sente. E a verdade incomoda. A Maju é mais doce, mais sofrida, e age movida por amor. Mas, qual é o limite do amor? Até onde ela ama Cora? Ambas são difíceis de não julgar, e ao mesmo tempo não são difíceis de compreender.

Sim, existe o pai nessa história, e sua função é cuidar de cactos. CACTOS. Sim, ele cria cactos.

Giovana Madalosso mexe na ferida da nossa sociedade, de todos os lados, e eu torço para que todos que estão lendo esta resenha conheçam este livro.
comentários(0)comente



Tainá 17/01/2023

Romance pitoresco
Impossível não amar a simplicidade do afeto da Maju, e não se envolver com a loucura, a distância, a tentativa de se encontrar em algum papel, em alguma realização da Fernanda, uma "anti-mãe".
comentários(0)comente



482 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR