Lili Machado 16/09/2011um caso do Coronel Race - Este é um dos romances policiais de Agatha, mais românticos Agatha Christie escreveu este livro, primeiramente com o título "O Mistério da Casa do Moinho", após regressar de uma volta ao mundo que teve a África do Sul como uma das paradas. É um thriller que tem como detetive, o Coronel Race, que aparece em mais 3 outros livros, incluindo 1 em que trabalha em conjunto com Hercule Poirot.
A jovem Ann Beddelfield viveu a vida toda numa cidade pequena, com seu pai antropólogo. Quando seu pai morre, ela veio a Londres em busca de romance e aventura – e encontrou, imediatamente. Na plataforma da estação do metrô Hyde Park, um homem magro perdeu o equilíbrio e caiu nos trilhos, sendo eletrocutado no mesmo instante. O veredito da Scotland Yard foi de morte acidental, mas Anne não concordou.
Este é um dos romances policiais de Agatha, mais românticos (deve ser resquício da fase em que escreveu romances, sob o pseudôimo de Mary Westmancott). É interessante ressaltar que o tipo de garota que Ann é, combina com o ideal para uma dama, segundo a escritora: bem nascida, criada pelo pai professor, porém não devotada, extremamente, a ele, bonita e consciente de si mesma, a ponto de usar seu charme para conseguir o que deseja, inteligente mas idealista, aventureira e sonhadora.
Ann não quer trabalhar como secretária e se casar com um executivo e ter de deixar de lado sua vida de sonhos e aventuras. O dinheiro que recebeu de herança do pai, pouco poderá mantê-la. Impulsivamente, ela compra uma passagem para a África do Sul, com todo o dinheiro que tem, esperando, confiante, que tudo irá melhorar. O que acontece depois, excede seus sonhos mais loucos, com mortes misteriosas, seqüestros, diamantes e dançarinos do ballet russo. Há muitas pessoas interessantes no navio, como a charmosa Senhora Blair, o enigmático Coronel Race, o clérigo Chichester e o excêntrico Sir Eustace Pedler. Inclusive um estranho bem apessoado invade sua cabine fugindo de alguma coisa.
Agatha descreve cenas da Africa do Sul, magistralmente, demonstrando seu amor pela natureza, e a vida na região.
O livro não tem uma trama principal, e sim, uma série de pequenos mistérios que vão se resolvendo ao longo do texto.