romulorocha 25/05/2022
Clara da luz do mar, de Edwidge Danticat 10/10
Edwidge Danticat nasceu em 1969, em Porto Príncipe, no Haiti. Romancista e contista, é autora de Brother, I’m Dying, Breath, Eyes, Memory e The Farming of Bones, entre outros. Recebeu prêmios como o National Book Critics Circle Award e o American Book Award. Seus textos apareceram em publicações como o jornal New York Times e a revista New Yorker.
Em Clara da luz do mar, somos envolvidos como em um novelo que se entrelaça e ganha forma, muito mais na história de um povo, do que na de uma personagem em si. A trama se passa em uma vila de pescadores chamada Ville Rose, na qual após dar luz à sua filha, a esposa do pescador Nozias, morre. Isso acarreta uma série comentários e temores na vizinhança, pois a criança que havia nascido, Claire, poderia ser uma "revenan", ou seja, carregar consigo uma espécie de maldição, que a faria morrer em breve como "punição" pela morte da mãe no parto. Sozinho e desamparado, Nozias tem o apoio de uma comerciante de tecidos, Gaëlle, que há pouco tempo havia perdido sua filha em um acidente, ela amamenta a criança, mas logo depois vai embora. Enquanto os anos passam e Claire vai crescendo, nos arredores desta vila, outros personagens vão surgindo, mas como um peça de tapeçaria, onde tudo é interligado, cada um destes personagens traz consigo as marcas de um povo e seus valores, como o cuidado.
É um livro muito bem escrito, envolvente. É divido em duas partes e cada capítulo conta de forma compreensível a história de personagens diferentes que dão corpo à trama. Para mim, o livro deixou uma mensagem muito clara sobre o cuidado com o outro, sobre enxergar-se como parte e contribuir para o cuidado uns dos outros. O livro também trata de outros temas delicados e necessários, como abuso, sexualidade e espiritualidade.
Essa foi uma dica de leitura da @boasaventuras. Obrigado Isa, adorei.
Trechos do livro:
"Você é quem você ama".
#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaHaitiana
#EdmidgeDanticat
#ClaraDaLuzDoMar