Felipe 16/07/2022
Menino Mamba-Negra
Ler esse livro me deixou mais uma vez impactado com tamanha atrocidades cometidas em território africano e como nós negligenciamos isso até hoje. Tenho um sentimento que os africanos foram deixados a própria sorte para que se reerguessem e se tornassem, algum dia, desenvolvidos tecnologicamente. Não são todos os países africanos que passam dificuldades, mas é uma maioria.
Livro enviado pela TAG Inéditos em Novembro de 2021 e que consegui ler apenas agora. Conta a história de Jama, um menino de 10 anos que sonha em conhecer o pai e, por isso, vai começar uma épica jornada entre vários países africanos após a morte de sua mãe. Durante a passagem de Jama pela Eritréia, Sudão, Somália vemos como os europeus foram extremamente perversos com os povos africanos. O fundo dessa história é a segunda guerra mundial. A Europa simplesmente dividiu a África entre eles sem levar em consideração a diferença entre as etnias o que causa até hoje guerras civis muito sangrentas. Jama consegue sobreviver a isso tudo e vai parar no Egito, onde depois de conseguir um trabalho em um navio, parte para a Inglaterra em busca de uma vida melhor para ele e sua família.
Falando um pouco sobre a escrita da autora, que em alguns momentos se tornava confusa. Nada que desmerecesse a história, mas tive uma sensação que em alguns momentos, parecia que ela se perdia ali nas palavras, mas enfim, logo depois tudo retornava ao "normal". Um livro muito bom e que vale muito a pena ser lido para conhecermos outras histórias sobre a África e assim, tentarmos de alguma maneira, fazer a diferença e entender o que acontece lá tendo todo esse histórico.