Menino mamba-negra

Menino mamba-negra Nadifa Mohamed




Resenhas - Menino mamba-negra


207 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Felipe 16/07/2022

Menino Mamba-Negra
Ler esse livro me deixou mais uma vez impactado com tamanha atrocidades cometidas em território africano e como nós negligenciamos isso até hoje. Tenho um sentimento que os africanos foram deixados a própria sorte para que se reerguessem e se tornassem, algum dia, desenvolvidos tecnologicamente. Não são todos os países africanos que passam dificuldades, mas é uma maioria.

Livro enviado pela TAG Inéditos em Novembro de 2021 e que consegui ler apenas agora. Conta a história de Jama, um menino de 10 anos que sonha em conhecer o pai e, por isso, vai começar uma épica jornada entre vários países africanos após a morte de sua mãe. Durante a passagem de Jama pela Eritréia, Sudão, Somália vemos como os europeus foram extremamente perversos com os povos africanos. O fundo dessa história é a segunda guerra mundial. A Europa simplesmente dividiu a África entre eles sem levar em consideração a diferença entre as etnias o que causa até hoje guerras civis muito sangrentas. Jama consegue sobreviver a isso tudo e vai parar no Egito, onde depois de conseguir um trabalho em um navio, parte para a Inglaterra em busca de uma vida melhor para ele e sua família.

Falando um pouco sobre a escrita da autora, que em alguns momentos se tornava confusa. Nada que desmerecesse a história, mas tive uma sensação que em alguns momentos, parecia que ela se perdia ali nas palavras, mas enfim, logo depois tudo retornava ao "normal". Um livro muito bom e que vale muito a pena ser lido para conhecermos outras histórias sobre a África e assim, tentarmos de alguma maneira, fazer a diferença e entender o que acontece lá tendo todo esse histórico.
comentários(0)comente



Maria V 10/07/2022

Menino Mamba-Negra é um livro intenso e difícil. Guerra, violência, abandono e morte são tão naturais a realidade do protagonista que chega a ser assustador.

Mesmo a história sendo interessante, a escrita é um tanto arrastada e tornou a leitura ainda mais difícil.

Havia tentando ler ano passado, mas não me prendeu e dessa vez fluiu melhor. A história é interessante, triste e no final te dá um fio de esperança.
comentários(0)comente



JuliaMarques 10/07/2022

Livro profundo porém arrastado
Ler a história de um menino africano, pobre que sai em uma jornada a pé, atravessando diversos países foi algo que instigou minha curiosidade.
A história é bonita, mas a escrita achei um tanto arrastada... capítulos longos me cansam
Trechos bem fortes me marcaram e a imersão cultural presente no livro é enorme. Essa imersão foi minha parte favorita, com certeza.
comentários(0)comente



José Carlos 28/06/2022

Um olhar para o continente africano afetado pela II Guerra
O livro torna-se interessante por apresentar uma cultura totalmente diferente da que costumamos conviver e consumir. O protagonista, Jama, cresce em uma realidade sofrida com pouca perspectiva. Quando as primeiras motivações de vida dele desaparecem o que vemos é alguém sem perspectiva vagando pelo mundo. Nesse momento a própria história pode parecer sem perspectiva, mas ao final da jornada é possível compreender como tudo afetou o protagonista. Apesar da pouca perspectiva, Jamais se mostra resiliente, desenvolve-se e cresce até conseguir encontrar o seu lugar no mundo. É o retrato de tantas pessoas que mesmo diante de um imenso sofrimento, não desistem de viver.
comentários(0)comente



lbronski 26/06/2022

Intenso e difícil
Foi uma leitura muito intensa e difícil, que faz refletir sobre milhares de assuntos recorrentes (ou nem tanto quanto deveriam).
comentários(0)comente



Nii 09/06/2022

Não sei definir exatamente o por que, mas demorei muito tempo para ler... A história é boa, mas a leitura é muito arrastada.
comentários(0)comente



Géssica 30/05/2022

Intenso
Um livro cheio de muito sofrimento, porém sempre guiado pela esperança.
A leitura é difícil, mas o final deixa um mundo aberto de possibilidades para Jama.
comentários(0)comente



Indy 25/05/2022

Um dos pontos mais interessantes deste livro é presenciar como a Segunda Guerra Mundial afetou a vida e a realidade nos países africanos. O cenário ao fundo deste evento tão marcante e devastador, faz com que refletimos a realidade que ainda assola estes países.
A pobreza, a insegurança, a falta de oportunidades, solidão. Tudo isto e muito mais foi acompanhando a vida de Jama e de várias outras crianças órfãs ou com uma bagagem tão pesada nas costas.
A história é simples, por isso dei uma nota não tão alta e houve vários momentos que não gostei da narrativa. Mas estes outros fatores foram interessantes e deram vida a história.
Acho que vale a leitura para abrir os olhos sobre uma realidade que ocorreu entre os anos 20 ~ 40 em países do continente africano. E ver que o sofrimento de crianças é uma realidade mais antiga do que poderíamos imaginar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina.S.M 28/04/2022

Forte e interessante, merecia mais capricho na tradução
O livro é um lembrete constante da extensa capacidade europeia de ser violenta e vil com os povos diferentes, crueis e sem qualquer respeito. E também de como o sistema de castas e famílias de sociedades africanas pode ser opressor e limitador. Forte e com muitas cenas tristes, mostra como aqueles que imigraram e "venceram" são exceções, como precisaram contar com trabalho duro mas tb muita sorte e acaso.
Obs: notas do tradutor ajudariam muito no desenvolvimento da leitura. Alguns contextos e expressões passam despercebidos diante da escolha da nao tradução de certos termos e sem um glossário ou nota do editor.
comentários(0)comente



Helen.Ferraz 11/04/2022

Denso e leitura arrastada
Diante do contexto histórico, o livro traz boas contribuições mas a história em si, mas não é envolvente. A autora depreende tempo demais em detalhes irrelevantes e arrasta a historia de forma cansativa.
comentários(0)comente



Arruda 03/04/2022

Resiliente
A história começa devagar mas aos poucos torna-se muito boa . Conta a história de um menino somali no anos 1930 e 1940 e sua determinação e resiliência. Leitura boa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Babis Schuina 30/03/2022

Me perdi...
Premissa interessante, sinopse legal, projeto gráfico lindão... Uma pena não ter se sustentado.
A escrita é confusa, com acontecimentos atropelados e algumas vezes pulando de um ponto ao outro sem uma conexão, não sei se foi alguma coisa com a tradução ou se no original é assim, inclusive em dois momentos do livro eu achei que tinha engolido partes do texto.
O segundo problema é: Muitas palavras na língua original sem nota de rodapé ou glossário no próprio livro, para entender os termos era necessário olhar a revista o que não é prático e atrapalha a experiência.
Eu achei o livro muito pesado, muito mesmo, me senti indo de uma tragédia a outra sem um ponto de descanso.
Não sei se leria uma segunda vez, mas valeu a experiência.
comentários(0)comente



207 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR