Leonardo 20/01/2022
Um pouco mais de ordem.
Jordan Peterson é inegavelmente um dos maiores intelectuais do nosso tempo quando se trata do debate sobre o Politicamente Correto.
Sempre me senti admirado por sua coragem de trazer à tona esses tópicos, ainda mais no Canadá - considerado um dos países mais politicamente corretos do mundo.
Esse livro, apesar de ser curto, cumpre o que se propõe de maneira espetacular. Na primeira parte, um dos autores esclarece e expõe as principais ideias de Mapas do Significado, o maior trabalho de Peterson até hoje e que levou 12 anos para ser concebido.
Na segunda parte, foi feito um resumo de cada uma de suas 12 Regras para a Vida. O autor faz observações interessantíssimas e além de expressar suas opiniões sobre elas, sugere uma ordem a ser seguida, de forma que todas as 12 regras seja alcançadas com sucesso.
A terceira parte, por ser mais filosófica, trata-se sobre a tensão entre a Ordem e o Caos e sua aplicabilidade na vida cotidiana - confesso que é minha parte favorita.
Não acredito que seja um livro para quem nunca teve contato com as ideias de Peterson, e sim para quem já o conhece e procura uma maior assimilação entre seus temas principais, ou apenas preencher lacunas que, por algum motivo, permaneceram abertas.