Lilian 14/01/2022
Tratou de forma muito chula assuntos tão sérios.
Cara, esse livro foi tão decepcionante que nem sei por onde começar.
Na sinopse e por causa da nota da autora achei que os assuntos complicados como abuso, agressão, auto-mutilação, pedofilia e alcoolismo seriam tratados de forma séria, coerente, bem informada. Mas eu não poderia estar mais enganada.
Ela colocou o mocinho que salva a garota na mesma posição de um abusador. Deixa eu explicar. Ela tem 19 anos, o cara que fica com ela, o mocinho tem entre 30 e 35 (não disse a idade correta. No livro ela dá exatamente essa margem pra idade dele). Ele a chama de menina o tempo inteiro. E não é só de uma forma carinhosa, é como se ela fosse uma criança mesmo. E pelamordedeus, homens de verdade não sentem atração por MENINAS. Eles devem sentir por MULHERES! E se ele a enxerga como uma menina, uma criança indefesa, ELE NÃO DEVERIA FAZER SEXO COM ELA! Inclusive em uma cena ele a chama com todas as letras de criança. Tipo, "entra lá criança, vc não sabe o que eu fazer" foi algo assim.
Outro tema que ela tratou mto mal foi a recuperação do trauma dela. Veja bem, ela era abusada sexualmente todos os dias. E UM dia depois de ser "salva", UM DIA DEPOIS de ver uma mulher ser degolada, ela está se esfregando no cara enquanto ele chupa os peitos dela. NÃO FAZ SENTIDO! Poxa, trata direito os assuntos sérios. Quer falar de coisa séria, pesada? Então saiba que não vai dar pra sair jogando hot a torto e a direito!
Fiquei puta! Todo o trauma dela foi curado com pica! ISSO NÃO EXISTE!
Outro tema abordado pelas coxas foi o alcoolismo do protagonista. O cara bebe tanto whisky que quando fica algumas horinhas sem beber ele começa a tremer. Mas sabe quantos dias levou pra ele se recuperar no hospital? 7 dias. 7 DIAS PRA CURAR O ALCOOLISMO DELE!
E quando eles voltam pra casa ele fica bravo com uma coisa que acontece e adivinha? Bebe de novo. Mas adivinha? Ele milagrosamente bebê só meia garrafa, joga o resto fora e nunca mais bebe de novo! Viva! ?
Os alcoólicos anônimos lendo isso ? (carinhade palhaço)
Outro ponto que me deixou puta! O mocinho usa o trauma dela pra controlar ela. Vou explicar. O abusado mandava e ela abaixava a cabeça e obedecia. E adivinha o que o mocinho faz com ela quando ela não quer obedecer o que ele diz? Isso mesmo, fala no mesmo tom de voz do abusador, do jeitinho que ele fazia pq ele sabe que assim ela vai abaixar a cabeça e obedecer o que ele pede. E isso tá escrito lá. É um pensamento dele!!!! E ela obedece. Abaixa a cabeça e corre fazer o que manda.
Sério. Que raiva dessas coisas! Sabe pq? Pq tinha tudo pra ser perfeito. Olha só, o mocinho é ex militar, com passado triste, loiro, gostosão, americano que veio fugir dos problemas tendo uma haras no interior do Brasil. Ele salva ela. Ele tem conhecimento militar. Ele em ação é incrível de ler. Mas tudo isso ficou apagado pra mim por causa desses problemas.
A história dos dois se encontrando e se ajudando mutuamente a se reerguer poderia ter sido uma das melhores leituras do ano se tivesse sido tratada de forma coerente. Mas não foi.
É uma pena.