Sil 11/08/2022
A Fazenda dos Bichos
Tem coisas sobre A Fazenda dos Bichos que todos sabem, ou pelo menos já ouviram falar. Todo o seu teor politico e a forma alegórica de recontar a história da Revolução Russa através de uma fabula onde cada animal representa algo ou alguém. Particularmente não pretendo focar o post nesse aspecto, mesmo que facilmente consigamos transpor toda ou parte da trama para a politica brasileira. Vai dizer que o porco Napoleão não se assemelha muito ao inominável presidente? Que as ovelhas que repetem o lema “Quatro pernas é bom, duas pernas é ruim.” até o momento que são conduzidas a repetir um novo lema não são como os minions? Ainda que originalmente essa história seja uma forma de falar contra o autoritarismo Russo, ela pode se encaixar em qualquer governo que seja manipulador e autoritário.
Particularmente gosto muito desse livro por ser uma leitura simples em qualquer idade e que provoca diferentes pensamentos, opiniões e criticas. Nesta segunda leitura eu não estava preocupada em entender exatamente o que cada personagem ou cada classe de animal representava na critica do autor. Acabei curtindo mais a história pelo que ela é e fazendo paralelos com a minha realidade, aqui no Brasil do século XXI. Acredito que um leitor, ou uma leitora, sem preocupações politicas pode só ver essa como uma história de animais com características humanas e nada mais.
A editora está com o financiamento coletivo de sua edição aberto até o dia 5 de Janeiro com diversas recompensas. Eu, particularmente, amei o card dos bichos. As ilustrações do livro estão lindas ♥ e, com a palavra da Madrepérola: "Pela primeira vez na história desse livro, o corpo editorial é composto majoritariamente por mulheres, Cassia Leslie, Rosana Rios e Marcia Paganini fizeram parte dessa edição, que trás prefácio de Débora Reis Tavares e posfácio de Ana Rüsche." Além da tradução de Maria Valéria Rezende, finalista do prêmio Jabuti em 2020 com o romance "Cartas a Rainha Louca", e projeto gráfico por Roberta Asse.
site: https://www.kzmirobooks.com/2021/11/a-fazenda-dos-bichos-por-george-orwell.html