Fábulas árabes

Fábulas árabes Anônimo




Resenhas - Fábulas árabes


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Pandora 06/11/2024

"Existe uma história na qual se conta o seguinte: um ancião montou uma armadilha para passarinhos, mas eles acharam aquilo meio estranho. Assim que algum passarinha caía na arapuca, o ancião ia até lá para recolhê-lo, quebrando as asas do animal e jogando-o dentro do seu cesto. Porém, como fazia muito frio, os olhos do ancião lacrimejavam por causa das rajadas de vento que atingiam o seu rosto. Os passarinhos, então, se consultaram a respeito daquilo e disseram: "Não há perigo, pois esse é um velho bom e piedoso, cujas lágrimas escorrem com facilidade!". Mas um dos passarinhos gritou: "Não olhem para as lágrimas nos olhos do velho, mas sim para o que as mãos dele estão fazendo!"." (pág. 14).

Tanto tenho muito amor pelo universo literário árabe como tenho por fábulas, então, quando vi a linda edição de "Fábulas Árabes" foi encantamento a primeira vista. O livro conta com 91 fábulas árabes escritas ao longo do período que vai desde antes do Islamismo ter surgido na Península Arábica até o Século XVII quando o Islã, a língua e a cultura árabe já estava espalhada pela África, Europa, Ásia e até América.

Como convém ás fábulas, neste livro encontramos histórias breves nas quais os animais são os protagonistas que mimetizam atitudes e falas humanas. Sintéticas, leves, de fácil leitura, cada uma das histórias contadas nesse livro me fizeram refletir sobre as minhas atitudes diante da vida e as atitudes das pessoas com as quais convivo diariamente. Os protagonistas das fábulas enfrentam obstáculos vence-os ou sendo vencidos, trapaceiam e são trapaceados, morrem e vivem, perdem e ganham e em cada situação há algo colocado ali para ensinar uma lição a quem ler.

A fábula que cito nesse post chama-se "O passarinho e o ancião" retirado do "O livro dos animais" escrito por Amru Bin Bahr publicado no século IX. Quando terminei de ler, me peguei presa nela por um bom tempo. É impressionante como muitas vezes nós nos enganamos com a aparência das pessoas a ponto de nos esquecer de olhar para as ações. Se comover com pessoas que choram, mesmo depois de fazer coisas horríveis, é tão fácil, lembrar de olhar não para o rosto e sim para as mãos das pessoas pode ser uma questão de vida ou morte para pessoas tão frágeis quanto passarinhos.

Ler "Fábulas Árabes" no entanto, não foi apenas uma experiência reflexiva, foi também algo lúdico, os fabulistas árabes esbanjam capacidade de síntese, todos os textos de leitura fácil e as ilustrações feitas pela Sandra Jávera são espetaculares transformando o livro em um deleite para os olhos e uma alegria para o coração leitor.

Quem fez a seleção dos textos foi o Profº Mamede Mustafa Jarouche do Departamento de Letras Orientais da USP. Além da excelência na tradução, o profº entregou um posfácio explicativo sobre o universo das fábulas árabes e várias notas de rodapé ao final do livro contando sobre o autor de cada texto, o livro do qual foi retirada e a data a qual o texto pertence.

site: https://elfpandora.blogspot.com/2024/11/nao-olhem-para-as-lagrimas-mas-sim-para.html
comentários(0)comente



Nati Sampaio 02/01/2024

Edição linda, ilustrações lindas, mas as fábulas? bom, algumas são realmente boas, outras nem tanto. Ou talvez ?fábulas? em geral não funcione tão bem assim pra mim. Eu li para o meu filho de 6 anos, e em algumas, tive que fazer pequenas adaptações por serem ?pesadas? demais. Mas foi uma boa leitura, valeu a pena.
comentários(0)comente



Farleyzinia 16/09/2023

As vezes não ter moral é mais divertido
Eu tinha esquecido que tinha esse livro na estante, mas é um livro adorável, gostei bastante da primeira parte por não ter um "moral da estória" e deixar aberto para interpretação é mais divertido. Já na segunda parte não achei tão divertido, mas continuou sendo adorável.
comentários(0)comente



Aline.Pereira 14/06/2023

Leve
Uma leitura infantil. Não boba e nem ruim, mas infantil. Se eu tivesse 6 anos, muito provavelmente, teria amado. Hoje, véia já, eu leio e em 10 mim eu já esqueci tudo kkkkkkkk.
comentários(0)comente



Mariana 20/03/2023

Fábulas Árabes
Estórias que apresentam aprendizado simbólico através de uma leitura simples. Na primeira parte somente as traduções, na segunda parte as traduções seguidas da explicação ou ?moral da história? que ajuda a compreender e entender melhor os símbolos ali apresentados. Vale a leitura, bons ensinamentos e algumas são bem divertidas.
comentários(0)comente



Reis 30/01/2022

Livro lindo
Uma leitura fantástica que nos apresenta muito dos valores do povo árabe. O livro é recheado de fábulas curtinhas e muitas ilustrações, o que o torna bastante atraente ao público infanto e infanto-juvenil. Muitas lições de vida podem ser tiradas dessa página e mesmo sendo histórias antigas, ainda servem para os dias atuais.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6