Ismael.Chaves 17/10/2023
Mais um clássico da Rainha do Mistério
Que Agatha Christie é a Rainha do Mistério, disso ninguém duvida. Não só ela escreveu vários dos maiores clássicos do gênero, como criou não apenas um, mas vários detetives que ficaram imortalizados na literatura. Sem dúvida, o belga Hercule Poirot é o seu personagem mais famoso. Mas, logo em seguida, vem uma inofensiva e simpática senhorinha inglesa, com tempo de sobra para fazer as duas coisas que mais adora: cuidar do seu jardim e observar pássaros e pessoas através do seu binóculo.
"O assassinato na casa do pastor" é o primeiro romance estrelado pela Miss Marple. E, embora ela seja praticamente uma coadjuvante, aparecendo bem pouco ao longo da narrativa, suas cenas sempre movimentam novas peças nesse quebra-cabeça, deixando os detetives e o leitor com a pulga atrás da orelha. Não se engane, por trás dessa velhinha aposentada, viúva e cristã, existe um profundo conhecimento do comportamento humano.
O livro é narrado pelo pastor de St. Mary Mead, um pacato vilarejo onde há quinze anos não ocorre um homicídio e onde as pessoas discutem a vida alheia tomando chá. Quando um sangrento crime acontece em plena casa do pastor, o alvoroço é grande. O arrogante inspetor Slack é escalado para investigar o caso. Aparentemente, ninguém gostava da vítima e todos tem motivos para odiá-lo.
Nada é o que parece ser e à medida que o mistério se intensifica, novas revelações e reviravoltas tornam esse caso cada vez mais complexo. Ou, talvez, a resposta seja mais simples do que todos imaginam.
Esse é mais um excelente romance de Agatha Christie que, certamente, vai agradar qualquer fã de mistério e suspense. Se você nunca leu algum dos livros da autora, não se preocupe. Pode começar por qualquer um deles. E "Assassinato na casa do pastor", sem dúvida, é uma boa sugestão.