Kellsin | @blogumaamanteliteraria 26/05/2022Esperava mais...Estado de alerta do David Klass é um romance policial que mistura ficção e suspense e foi lançado aqui no Brasil este ano.
Nessa história iremos acompanhar um ecoterrorista que vive orquestrando e executando um ataque atrás do outro, mesmo sabendo que a qualquer momento ele poderá ser pego, ele não mede esforços para mostrar ao mundo que o uso indevido de recursos naturais irão resultar na extinção do planeta e suas espécies.
O homem verde sabe que a única forma de causar algum impacto e chamar a atenção das pessoas, seria se tornando um ecoterrorista onde precisar chamar a atenção dos governantes com os seus ataques. Obviamente chega um momento onde seus planos acabam trazendo consequências irreparáveis, mas ele sabia que esse seria o preço a ser pago, ele precisa continuar lutando pelo que acredita mesmo que deixe um rastro de vidas inocentes em seu caminho.
O FBI acaba contando com a ajuda de um analista de dados iniciante mas extremamente inteligente com o intuito de parar o homem verde... Mesmo sabendo que é uma missão impossível, 300 homens estão em sua cola mas ele é mestre em apagar os seus rastros e deixar todos no escuro... Será possível parar um homem que parece ser impossível de achar?
No começo do livro somos levados a narrativa do sexto ataque (cinco já aconteceram) em uma represa onde a explosão acabou fazendo mais vítimas, entre homens, mulheres e crianças e ao decorrer da leitura vamos entendendo os motivos que levaram um homem de família ao extremo de se tornar um ecoterrorista.
O desenrolar da história acabou me desanimando um pouco, eu estava amando a narrativa frenética do começo mas ao longo das páginas ficou morna e manteve esse ritmo ate quase chegar ao fim da leitura. A escrita do autor é muito boa, mas acabou tendo esse deslize do meio pro final e isso acabou fazendo com que a leitura ficasse arrastada.
A premissa me chamou muito a atenção e a proposta do livro era muito boa, mas o autor acabou pecando e acho que se perdeu na história. Com certeza é uma história que tinha muito potencial mas acabou não cumprindo com as minhas expectativas.
Mas claro que a obra tem seus pontos positivos e um deles pra mim foi a ambientação que está impecável do começo ao fim. Os personagens também foram bem construídos e conseguimos nos conectar com cada um, principalmente com o homem verde que no começo me deu a impressão de ser um louco que vivia em uma realidade paralela a sua, com pensamentos fantasiosos e achismos extremos mas que aos poucos eu consegui entende-lo e compreender essa sua fome de mostrar ao mundo que em breve ele iria acabar se continuasse da forma que estava.
Em geral é uma história boa, poderia ser muito melhor? OBVIAMENTE, pois potencial tinha e muito! Mas mesmo assim eu recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões.